Tenho aptidão para várias áreas. Como decidir: projetos, marketing ou RH?

Por Roberto A. Santos

"Sou formada em administração de empresas e recentemente fui contratada por uma empresa de consultoria e treinamento, para a área de projetos e comercial. Desejo fazer uma especialização para estar apta a todas essas atividades, porém a dúvida: faço um curso de MBA em Projetos (PMI), em Recursos Humanos ou em Marketing? Gosto de todas essas áreas, por isso estou em dúvida no que será melhor aproveitado para minha vida profissional."

Continua após publicidade

Resposta: Parabéns pela contratação. Parece que terá um trabalho bem interessante. Sua dúvida é bastante interessante: projetos, marketing ou R.H…. Primeiramente, penso que sua decisão não deve estar presa ao trabalho que está começando agora, pois ele pode mudar por ‘n’ fatores e amarrar-se a um curso de longa duração que depois não a atenda em outros anseios pode ser muito frustrante, além de não muito econômico. Em seu trabalho atual, marketing é muito importante porque pode ser o motor da atividade comercial que irá desenvolver.

Gestão de projetos é uma metodologia muito útil nesta e em outras atividades, especialmente quando envolvem maior complexidade na coordenação de recursos e processos no tempo. Já RH é o produto que você vai vender para esta ou outras empresas no futuro. Este produto pode ser apaixonante ou frustrante, dependendo da sua motivação para o tema de gestão de pessoas para gerar resultados. Como sou suspeito nesta área, pois é a que escolhi há muitos anos, prefiro lhe recomendar a gestão de projetos que lhe servirá para qualquer área em que venha atuar. Boa sorte!

Tenho sólida experiência nas áreas contábil, fiscal e financeira. Porém,  estou desempregada há dois meses e estou desesperada

Resposta: Acho dois meses pouco tempo para você se desesperar… Sei que é complicado a espera, mas o desespero poderá prejudicá-la em seu desempenho nas seleções ou fazer com que se precipite em aceitar o emprego errado para você. Leia o artigo sobre a Relatividade do Tempo, que trata dessa sua desesperança – clique aqui e leia.
Calma e boa SORTE!

Continua após publicidade