Protetor solar do futuro será à base de café

por Sonia Corazza

Você sabia que o café foi descoberto por um pastor de cabras, lá pelos anos 800, numa região da África chamada de Abissínia? Esse pastor observou que suas cabrinhas ficavam muito mais alegres e estimuladas depois de comer os frutos vermelhos de uma planta, que hoje sabemos ser o café. No Brasil está a maior cooperativa de cafeicultores do mundo! Ela existe a cerca de 80 anos e agrega, educa e organiza o trabalho de mais de 12 mil plantadores.

Continua após publicidade

O mais bacana é que hoje a parceria entre grandes universidades e laboratórios de pesquisa particulares resultou em descobertas fantásticas para a sua beleza.

Dentro do grão

O grão de café verde possui uma grande variedade grande de minerais, aminoácidos, lipídios, açúcares, vitaminas, cafeína e em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos. Estes tais ácidos clorogênicos são excelentes antioxidantes e protegem todas as estruturas celulares da pele do envelhecimento precoce.

Além disso os derivados do grão de café verde apresentam grande ação anti-inflamatória, agem da proteção da pele contra os raios UV e na prevenção ao fotoenvelhecimento, que é o envelhecimento causado pela radiação solar.

Continua após publicidade

Por que ativos do café são uma boa escolha?

A cultura cafeeira no nosso país está muito bem desenvolvida e portanto trabalhar com ativos derivados do café significa escolher uma fonte renovável, sustentável e ecologicamente correta. Isso acarreta em preço acessível para um excelente produto cosmético.

Muito em breve sera possível usar um protetor solar 100% formulado com a biomassa integral obtida dos grãos de café, resultando em um produto eficiente, seguro para a pele e muito mais barato que um protetor solar comum, cheio de agentes químicos caros e potencialmente irritantes. Tudo isso com o selo "Made in Brazil"!

Continua após publicidade