Como assumir minha homossexualidade?

por Margareth dos Reis

Resposta: Sabemos que ainda hoje, lamentavelmente, existem muitos comportamentos preconceituosos em relação aos homossexuais podendo levar alguns à dificuldade de admitir a homossexualidade para si mesmo e outros a abdicarem os seus desejos homoeróticos por temor da rejeição, ou hostilidade, social.

Continua após publicidade

O que não podemos deixar de considerar é que, homens e mulheres homossexuais sempre existiram em todas as sociedades. Além disso, o comportamento homossexual já foi descrito e documentado em várias outras espécies não humanas. Por isso, a orientação afetivo-sexual é considerada uma tendência que se mantém ao longo da existência, mesmo quando a prática seja reprimida.

Então por que não enfrentar os desafios dessa temática para ter uma qualidade de vida digna e respeitada?

Ninguém pode prever a reação dos familiares ou amigos na hora de expor seus sentimentos homoeróticos. Porém, você pode viver as suas experiências de relacionamento, de acordo com o seu interesse afetivo-sexual, e começar a criar um clima propício para dividir com aqueles que o deixam mais à vontade. A aproximação com pessoas que já viveram a mesma situação pela qual você está passando pode ajudar bastante também.

O fato de você se preparar para falar aos poucos com as pessoas mais significativas à sua volta, sobre você mesmo, poderá surpreendê-lo. Ou seja, você pode sentir mais acolhimento do que imagina por parte dos seus interlocutores. Isso costuma servir de conforto diante das reações contrárias. Todavia, esse é um processo em que a aceitação primeira da sua orientação sexual tem que ser sua. O que vem na esteira disso depende mais de você do que dos outros. Mas, uma coisa é certa: sem testar o seu potencial para desenvolver confiança em seus propósitos de vida, você ficará ligado apenas nos seus medos e nas suas fantasias de ser rejeitado.

Continua após publicidade