Somos todos sozinhos, e isso é bom!

por Lilian Graziano

Antes que alguém diga que estou em algum tipo de crise depressiva, digo que não é o caso, e que não faço apologia à solidão.

Continua após publicidade

Não quando a Psicologia Positiva, que é minha especialidade, já comprovou que uma boa rede de apoio social contribui para que alcancemos nossa felicidade. É que no fim somos todos sozinhos mesmo, e o outro, em nossa vida, só cumpre seu papel nesse lugar: de outro – diferente, com sua alteridade -, arrancando-nos de nosso egocentrismo.

É por que somos um “universo particular e infinito”, parafraseando Marisa Monte, que o outro nos mobiliza. Seja despertando nosso altruísmo, o mais profundo sentimento de compaixão. Seja exercitando nosso poder de tolerância ou nossa capacidade de compreensão. Tudo para que nos lembremos de quem somos e de onde podemos chegar com nossas atitudes.

É no reconhecimento do outro que nos avaliamos, para melhor atuação numa próxima vez. Nossas relações também constroem de forma positiva nossa identidade – e nosso “eu social” também exerce influência no outro. Dessa interação construímos nosso lugar no mundo. E então retornamos ao importante papel das redes de apoio social (amizades, família, cônjuge) para nossa felicidade.

Até para mudar o mundo temos de lembrar que somos sempre sozinhos. Explico: da palavra à reflexão, e depois à ação, o caminho é sempre mais curto quando estamos sós. Basta querer, ter uma razão, ajustar a postura e FAZER – e vamos à ação, algo que pouco se tem visto na esfera da coletividade, mesmo com tantas manifestações sociais.

Continua após publicidade

Não é preciso tomar parte de um movimento para começar a mudar o mundo – é possível pular a etapa dos discursos vazios ouvidos ultimamente por aí. Ainda que não se possa negar a importância do discurso em uma época em que nossa expressão era cerceada, proibida.

Mas isso não ocorre mais. Precisamos, e muito, de um fazer que mude tudo. Que não há mais ditadura declarada e oficial que nos impeça de dizer o que nos incomoda. Não há *DOI-Codi, nem tamanha repressão de 40 anos atrás. E isso também nos permite a AÇÃO.

Sim, somos sozinhos, para o bem e para o mal. Mas, para o bem, podemos ser hoje a mudança que queremos ver no mundo, começando por nossas reflexões e atitudes. Já dizia Ghandi que com palavras e ações – e sozinho, causando empatia em quem se comprometia com sua luta – ensinou (e ensina) nações e povos do mundo inteiro a transformar realidades.

Continua após publicidade

A partir deste ponto, questiono: o que você está fazendo por si, por seu semelhante? O que está deixando de contribuição para a sociedade. O que fará, para vê-la mais justa e para tornar o mundo um lugar mais agradável?

Caso queira, compartilhe aqui, que tem feito individualmente para tornar o mundo um lugar melhor.

* Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna foi um órgão subordinado ao Exército, de inteligência e repressão do governo brasileiro durante o regime inaugurado com o golpe militar de 31 de março de 1964