Ansiedade na hora do sexo pode manifestar-se de forma psicossomática

por Anette Lewin

“Tenho 22 anos e um relacionamento de 4 anos. Minha primeira transa com meu parceiro – eu já não era mais virgem – aconteceu algo muito estranho: meu corpo todo começou a formigar e minhas mãos travaram totalmente e ficaram meio tortas e ficamos apavorados porque não voltava ao normal. Claro que paramos o sexo e meu namorado me deu banho para ver se isso passava. Passou depois de uns 10 minutos. Na segunda vez, a hora que meu corpo começou a querer formigar, nós paramos. Depois disso tudo, sempre foi normal. Só que às vezes meu corpo ameaça querer formigar.”

Continua após publicidade

Resposta: Parece que essa sensação de formigamento é mais psicológica do que qualquer outra coisa. Talvez, alguma ansiedade que você ainda tenha quando transa, e que se manifesta dessa forma psicossomática. Se o problema for só esse não me parece que exista motivo para se preocupar.

No entanto, preventivamente, reflita sobre sua relação com a sexualidade e tente descobrir se há algo que ainda a incomoda nessa área. Converse  francamente com você mesma e tente ser o mais honesta o possível. Se for muito difícil concluir, procure ajuda de uma terapia breve que pode lhe ajudar.