Quarto minimalista proporciona sono saudável

por Roberto Goldkorn

Nós pessoas modernas, perdemos o fio da meada que nos liga a um universo mítico cheio de significados. Perdemos o contato com os mitos e com a possibilidade de termos esse grande espelho que reflita a nossa existência, para que nós possamos refletir sobre a nossa existência.

Continua após publicidade

A nossa casa, o espaço físico que habitamos é uma dessas imensas fontes de significados que perdemos de vista, mas que nem por isso deixa de emitir as energias de seus vários significados.

A construção e a evolução da moradia foi lenta e se deu paralela (e sincrônica) à evolução do cérebro pessoal e do “cérebro social”. Assim mesmo que ignoremos isso, a nossa casa é um ser de significados, que nos afeta de forma contínua.

Costumo dizer que construimos a nossa morada à nossa imagem e semelhança ou seja à imagem e semelhança de cada estágio de nossa evolução.

As mentes mais “racionais” ignoram essa “antropologia da relação casa/morador” e por isso acabam expressando em seu ceticismo a sua crassa ingnorância- a que chamam de “pragmatismo”.

Continua após publicidade

Mesmo que um dia, num futuro distante, desaparecessem os vestígios da raça humana e só sobrassem os vários estágios de suas habitações, teríamos condições de traçar sua trajetória e recriar exatamente esses seres humanos em seus variados estágios de desenvolvimento.

Um dos lugares mais carregados de significados e, por conseguinte de influências é o nosso quarto de dormir. Isso é bem simples de entender: No quarto de dormir a atividade principal é…dormir. No sono outra estrutura completamente oposta ao da vigília assume o controle. Assim o que vale para um ambiente de vigília não vale para o quarto.

No sono o que se faz é romper com a luz. A luz é fundamental para a nossa vida vigil mas inimiga do nosso mundo de Morfeu. A nossa glândula pineal começa a secretar melatonina (hormônio do sono) assim que os níveis de luz começam a baixar. Mas então o que fazemos? Iluminamos feéricamente a casa e o quarto e, colocamos alí incontáveis estímulos visuais, estímulos à nossa mente intelectual, desafios, excitações, lançando hormônios da excitação que vão lutar contra a melatonina do sono, diminuindo seu efeito. Por isso que se diz que a insônia é uma epidemia moderna.

Continua após publicidade

Quando colocamos luminárias altas ao lado de nossa cabeceira, estamos ameaçando nossa mente com estímulos da vigília, vamos dormir com aquela “ameaça” ao lado sempre pronta a interromper as brumas escuras onde nosso sono nos mergulha.

Livros ao lado da cabeceira, são outro estímulo vigil que podem ser percebidos pelo nosso inconsciente ativo, mais que nunca durante o sono. Há suspeitas de que muitos sonhos perturbadores ou não, podem emergir dos conteúdos de livros lidos na cama ou simplesmente deixados ao lado sobre o criado mudo.

O Dr. Willian C. Dement do Maimonides Veterans Hospital de Nova Iorque, na década de 80, demonstrou de forma científica que nossos sonhos podem ser influenciados por agentes externos; o que Freud já havia descoberto, mas sem o rigor científico exigido pelo stablishment para que qualquer afirmação fosse aceita como verdadeira.

Assim o quarto de dormir pode ser responsável por várias doenças do sono, e por influenciar alguns dos nossos sonhos.

Mas não é só a saúde de nosso sono que o quarto pode afetar. Como a atividade sexual é realizada prioritariamente no quarto, ali também se exercem influências sobre a vida sexual do casal e sobre a saúde dos órgãos sexuais e reprodutores acontecem mais que em qualquer outro lugar da casa.

Minha experiência de quase vinte anos confirma que aparelhos de TV, computadores no quarto e/ou grande quantidade de aparelhos emissores de radiação, podem causar problemas graves no sistema reprodutor tanto masculino quanto feminino (dependendo de algumas variáveis como: susceptibilidade, relação de proximidade com o aparato emissor de radiação, etc).

Essa má influência sobre a sexualidade também está associada a alguns tipos de depressão, fadiga extrema, ou estados oscilantes de melancolia e desânimo.

A pedido de um canal de TV, fiz uma demonstração num quarto cedido pela proprietária a quem desconhecia. O quarto era todo azul, com muitas almofadas azuis, tapetes escuros, quase uma caverna. Após a gravação disse para a repórter: “Esse é o quarto “Lexotan”. A pessoa que dorme aqui vai ter dificuldades para acordar bem disposta e enfrentar o dia; se ainda não está em depressão, terá grandes chances de entrar em curto prazo”. Infelizmente aquela declaração havia sido gravada e… foi ao ar. A dona do “quarto” me telefonou e pediu que fosse fazer-lhe uma visita profissional. A primeira coisa que ela me disse foi: “Você acertou tudo” e mostrou com um sorriso triste nos lábios um vidro de Lexotan!

Os céticos dirão espumando pelo canto dos lábios: É coincidência! Pode até ser, mas vivo essas coincidências repetidamente há vinte anos!

A regrinha para o quarto ideal é: “menos é mais”.

Claro que cada morador deve se “vestir” com uma decoração de quarto. O que se admite num ambiente onde dorme um adolescente do sexo masculino, não se aceita para um casal de meia idade. O quarto de uma pessoa idosa deve ter um tratamento diferente de outro onde dorme um casal recém-casado.
Menos emissores de radiação eletromagnética, iluminação discreta, não ter porta de banheiro abrindo direto dentro do quarto, já seria um bom começo para a saúde do seu sono. Assim você vai poder sonhar mais com os anjos.