Como lidar com o relacionamento quando só um quer algo mais sério?

por Anette Lewin

“Enquanto ele achava que era só “ficar” tudo bem, depois de perceber que havia sentimento ele sumiu… Como superar?”

Continua após publicidade

Resposta: Será que as pessoas quando iniciam um relacionamento amoroso, sabem aonde ele vai chegar? Ou a relação pode caminhar para várias direções, dependendo do entrosamento do casal?

Nesse sentido, será que ele realmente não quis compromisso? Ou não conseguiu enxergar o que o compromisso com você traria de bom?

Aliás, e você? Já chegou a refletir sobre quais seriam as vantagens de um compromisso amoroso para si mesma? Pergunto porque é muito difícil fazer uma proposta amorosa a alguém se ela não está clara nem para você, não é?

Vejamos: para que serve um compromisso? Para ter companhia? Para ter filhos? Para não ficar para titia? Para agradar a seus pais? Se você respondeu sim a essas perguntas pode não estar preparada ainda para ter um compromisso amoroso. Estranho? Vamos tentar entender…

Continua após publicidade

Ter filhos, ter companhia, agradar aos pais, etc. devem ser encaradas como possíveis consequências da relação amorosa e não como seus principais objetivos.

A essência da relação amorosa está no jogo que se estabelece entre duas pessoas e vai criando uma sensação de prazer, alegria, cumplicidade que faz com que essas pessoas não queiram mais parar de jogar…

Acredito que quando você diz que ele só queria “ficar” é porque esse jogo não estava acontecendo entre vocês. Talvez você achou que através do sexo chegaria ao compromisso; talvez ele realmente não seja um homem que queira assumir compromissos; talvez ele até queira, mas não agora ou não com você.

Continua após publicidade

Como superar essa perda? Você pergunta… Certamente se você encarar seu relacionamento como uma experiência, uma tentativa, pode sair da relação mais fortalecida do que se ficar procurando culpados. Se ainda não foi dessa vez, tente, na próxima, entender a pessoa que está ao seu lado como alguém com quem você está construindo algo e não como alguém que preencha seus sonhos pessoais. Evite encarar um relacionamento como uma guerra onde um ganha e outro perde! Relacionamento envolve cumplicidade; os envolvidos devem perceber cada passo dado com responsabilidade e não ficar de olho apenas no que vão ganhar ou perder no final do percurso. Quanto mais o foco estiver apenas no ” final feliz” maior a possibilidade de um final rápido.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento