Rabanete possui diversas formas de preparo e faz muito bem à saúde

por Jocelem Salgado

O cultivo de rabanete mais conhecido e de grande aceitação apresenta raízes globulares com casca avermelhada e polpa branca. Quanto às variedades, apresentam diversos tipos, dentre estes, o rabanete branco, daikon, e o rabanete preto, podendo variar tanto nas cores como em suas formas.

Continua após publicidade

O Brasil não se destaca como um grande produtor, a produção é considerada pequena e o cultivo é realizado apenas por pequenos produtores. Comumente são consumidos como saladas “in natura”, além de possuir no mercado as opções de conserva e fermentados, tornando o rabanete apreciado pelo seu sabor picante.

Estudos mostram que o rabanete tem em sua composição fibras, vitaminas A, B1 e B2 importante para a nossa dieta, atuando como estimulante digestivo no organismo humano. Em sua composição se destaca a vitamina C, que contribui na prevenção de lesões em gengivas e boca, além de possuir funções antioxidantes e anti-inflamatórias.

Os rabanetes são ricos em minerais como: cálcio, fósforo, enxofre, ferro e principalmente potássio responsáveis por diversas funções benéficas ao organismo. Esse vegetal pode atuar em uma melhor digestão, pois estimula as glândulas digestivas, como também é considerado diurético agindo na eliminação de possíveis substâncias cancerígenas do nosso organismo.

Esse vegetal possui compostos bioativos que participam na prevenção ou redução de riscos de doenças crônicas não transmissíveis. Os principais compostos presentes no rabanete que fornecem benefícios à saúde são os glicosinolatos e os compostos fenólicos, destaque para os flavonoides como um dos principais antioxidantes.

Continua após publicidade


Rabanete pode ser preprado como salada e sopa

Os glicosinolatos são glicosídeos (açúcares) presentes nos vacúolos da planta e contribuem na redução de risco de câncer por possuírem propriedades anticarcinogênicas.

A casca do rabanete, muitas vezes descartada, fornece benefícios ao organismo quando ingerida, pois é considerada fonte de antocianinas (componente importante para a saúde do cérebro). As antocianinas são consideradas pigmentos da classe dos flavonoides e possuem capacidade antioxidante. Além disso, esses pigmentos presentes são responsáveis pela coloração da casca do rabanete. Além da proteção ao cérebro e melhora das funções cognitivas (memória, comportamento e aprendizagem) existem citações na literatura que esses componentes atuam também na prevenção de estresses oxidativos causado pelo envelhecimento, poluição, cigarros, dentre outros fatores, além disso, colabora também na prevenção de diversos tipos de cânceres.

Continua após publicidade

As folhas comumente descartadas apresentam alto teor de selênio, um mineral antioxidante capaz de atuar na prevenção de diversas doenças no organismo humano. Essa parte do rabanete também é considerada fonte de fibras. O alto consumo de fibras está associado ao fortalecimento do sistema imunológico, melhoramento das funções intestinais, redução da agregação plaquetária, redução do colesterol ruim e atividade antibacteriana. Portanto, atuam na prevenção de doenças crônicas degenerativas como as doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes tipo 2 (não dependente de insulina).

Não há uma dose adequada para o consumo de rabanete, pois é um vegetal de baixo valor calórico e baixo índice glicêmico. Dessa forma, pode fazer parte de qualquer tipo de dieta. Para aproveitar ainda mais os benefícios desse vegetal é necessário estar aliado a um estilo de vida adequado, associado à prática de exercícios e alimentação saudável.

A partir do rabanete podem ser preparados diferentes tipos de refeições como saladas saborosas e coloridas. As folhas e as cascas como já enfatizamos, comumente descartadas, também podem ser aproveitadas no preparo dessas refeições, visto que podem contribuir para a nossa saúde. Para isso, visando o maior consumo desse vegetal, e a diminuição desse desperdício, confira as receitas sugeridas para enriquecer ainda mais a sua dieta.

Sopa de folhas de rabanete

Ingredientes

Folhas de Rabanete
1 Cebola
500 mL de Caldo da sua preferência
100g de Queijo Cremoso
Sal a gosto
Azeite
100 g de creme de leite

Modo de preparo: Separar as folhas lavadas, colocando-as no liquidificador junto com o caldo de sua preferência, creme de leite e o queijo.

Em uma panela separada adicionar a cebola cortada com o azeite e fritá-la. Acrescente o líquido preparado anteriormente e deixe cozinhar por 20 minutos. Após isso, adicione o sal e se necessário temperos de sua preferência. Para essa sopa também podem ser acrescentados diferentes legumes.

Salada de Rabanete

Ingredientes

2 rabanetes cortados em fatias finas
1 pepino cortado em fatias finas
Vinagre de vinho tinto a gosto
Fio de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Coloque os rabanetes e pepinos em uma saladeira, adicione o vinagre, sal e pimenta a gosto e por último um fio de azeite está pronta para ser servida.