Você sabe lidar com os seus desejos?

por Patricia Gebrim

O que você deseja? Antes de começar a ler este artigo, faça essa brincadeira: faça uma lista dos seus desejos. Pense. Se você pudesse escolher como seria a sua vida daqui a um ano? O que desejaria?

Continua após publicidade

Escreva no papel com o máximo de detalhes que puder. Olhe para a sua lista e perceba se você escreveu de fato o que queria, ou se escreveu apenas o que acredita que seria possível atingir. Muitas vezes não ousamos desejar livremente. Como se não tivéssemos esse direito, como se não merecêssemos. A verdade é que, com raríssimas exceções, somos ensinados a ver os nossos desejos como o caminho mais rápido para o ‘fogo do inferno’.

Ao mesmo tempo que possuímos uma vasta imaginação que nos fornece uma capacidade infinita de desejar mais, e mais… recebemos a informação de que desejar demais é errado, pecaminoso, prejudicial. Sem saber como lidar com esse aparente antagonismo, medimos nossos desejos com um conta-gotas, enquanto encapsulamos os desejos não permitidos em incômodos pacotinhos que tentamos manter fechados dentro de nós.

Algumas pessoas dizem:

– Ah… se eu tiver saúde, já estarei feliz!

Continua após publicidade

E recebem saúde… e só! (Não foi o que pediram?)

Por que não podemos desejar mais? Por que não podemos desejar um amor verdadeiro, um lar confortável, momentos de lazer, coisas belas ao nosso redor? Por que não podemos desejar riqueza em todos os aspectos de nossa vida? Porque a verdadeira riqueza reside além da mera aquisição de bens. Ser rico é ter também saúde e tempo para desfrutá-los, e com quem desfrutá-los, e um estado de felicidade que nos permita desfrutá-los.

Sim, porque não são os bens que nos fazem felizes… É a nossa felicidade que permite que façamos um bom proveito do que já existe, hoje, em nossas vidas. É a nossa felicidade que nos ajuda a sentir a riqueza que já possuímos!

Continua após publicidade

Veja que maravilhoso… E ao nos sentirmos ricos, hoje mesmo, acabamos atraindo mais riqueza em nossa direção.

Tudo aquilo em que focamos a nossa atenção tende a se ampliar. Existem experimentos da física quântica que provam que o observador interfere na atividade de um elétron. Dependendo da observação, um elétron se comporta ora como uma partícula, ora como uma onda. Assim, dependendo da maneira como observamos a realidade, interferimos nela. Se eu foco a minha atenção em algo, pressuponho que acredito que aquele algo é real, e assim eu acabo construindo uma realidade a partir dessa percepção.

Seguindo esse raciocínio, se eu me sinto rico, tendo a ser mais e mais rico. O mesmo se dá com aqueles que se sentem pobres. Sejam pobres em amor, em inteligência, em dinheiro. Se acreditam que são pobres e ficam focados nisso, alimentarão a pobreza em suas vidas. Por isso aquela frase: “Quando algo dá errado, todo o resto começa a dar errado também” . Ou então :

– Nossa, agora que eu consegui uma proposta de emprego mais três empresas me ligaram e eu não sei o que escolher!!!

Pense nisso.

Muitas vezes não desejamos, porque não sabemos exatamente como fazer aqueles desejos acontecerem. Ouça: você não precisa saber o caminho todo. Basta o primeiro passo! Isso quer dizer que quando a gente se dispõe a dar o primeiro passo na direção de algo, isso significa que em algum lugar dentro de nós já construimos a crença de que o que desejamos é possivel. As crenças são muito importantes. É através dessas crenças que canalizamos a nossa energia. Se eu não acredito em algo, a energia não tem como fluir através de mim.

Quando eu dou um passo, mesmo sem saber exatamente toda a trajetória, estou na verdade trabalhando a mudança das minhas crenças. Isso é difícil, requer toda uma mudança de paradigmas. O Nosso pequeno ego acredita que precisa controlar tudo, então ele não será capaz de dar passo algum, a não ser que você possa provar a ele exatemente onde vai chegar. Mas o nosso Eu Superior, que está em sintonia com uma força maior, e que se sente parte dessa força maior, sabe que se essa força fluir através de nós, com ela virá um poder que pode fazer coisas que não nos imaginaríamos capazes. E quando acreditamos nisso, nos conectamos com a nossa verdadeira natureza e milagres parecem acontecer. São milagres apenas para essa parte pequena e limitada de nós.

Outras vezes evitamos desejar, para tentar evitar a frustração, caso o desejo não se realize. Mas… NÃO NOS FRUSTRAMOS DA MESMA FORMA? Então por que não sonhar???

Já foi provado que quando sonhamos adoecemos menos. As doenças acontecem em geral porque desperdiçamos uma energia que seria necessária para manter o nosso organismo funcionando adequadamente. A doença então acontece para nos dizer que precisamos mudar a nossa vida, voltar a um estado de equilíbrio, ir em direção ao que nos torna mais felizes… MAS SE A GENTE SE PERMITISSE VIVER EM BUSCA DE NOSSOS SONHOS, não precisaríamos adoecer. Por que não tornar a nossa vida um caminho em direção aos nossos sonhos?

Você já percebeu que quando tem uma meta a atingir, tudo fica mais colorido? Nos sentimos mais energizados, mais motivados, mais felizes… cada momento de nosso dia ganha um significado! E quando estamos mais energizados, nos tornamos pessoas melhores. Não existe sabedoria em sermos menos do que podemos ser. Estamos aqui para revelar o que temos de melhor, para viver intensamente essa maravilhosa experiência chamada vida, para nos descobrirmos os criadores de nosso futuro.

Toda vez que você deseja algo, você envia uma mensagem ao seu inconsciente. A maneira mais eficaz de fazer isso é usar a visualização. Imagine detalhadamente o que você quer que aconteça, como se estivesse acontecendo neste exato momento. Sinta como se já fosse verdade, perceba os seus sentimentos ao realizar esse desejo. Repetir isso várias vezes impregna seu cérebro com uma nova marca, uma marca positiva, que lhe traz uma sensação de satisfação e bem-estar. Funciona muito mais do que meras palavras. Experimente! Brinque de criar beleza em sua vida. Não leve as coisas tão a sério.

Isso, por si só, já lhe fará um enorme bem. Experimente fazer isso todas às vezes em que se perceber pensando em coisas ruins. Escolha trocar esses pensamentos sombrios pela imagem de um desejo realizado. Faça isso por um tempo e observe o impacto que isso trará à sua vida. Apenas se permita tentar…

A vida que se desenrola ao seu redor agora mesmo é, de alguma forma, fruto de seus desejos passados. Você está feliz com ela? Se estiver, continue em seu caminho, mas se não estiver… deseje coisas diferentes!

Pinte sua vida de forma que, lá no futuro, quando olhar para ela, sinta-se feliz por suas escolhas.

Se quiser faça agora uma nova lista de desejos.

Arrisque, acredite-se merecedor e se aposse da riqueza que já possui!