Para funkeiros recalque e inveja é a mesma coisa

por Tatiana Ades

O uso da palavra recalque vem sendo usado no funk para denominar a inveja alheia.

Continua após publicidade

Nada tem a ver o real sentido de recalque para Freud e a psicanálise.

Vamos explicar o que é recalque e sublimação.

Garanto que nada acharemos de funk nessa explicação.

Quando falamos em sublimação, estamos nos referindo a um mecanismo de defesa contra as pulsões, ou seja, contra nossas reais ações e vontades.

Continua após publicidade

O recalque é justamente o que antecede à sublimação, é o estágio anterior à negação.

O resultado da sublimação é o desvio da nossa energia libidinal (que provoca prazer) para realizações pessoais ou sociais.

Freud aponta a sublimação como um bem à humanidade, visto que, eu deixo a minha libido de lado e me entrego ao conjunto, à sociedade, saio de mim e executo ações sociais e culturais.

Continua após publicidade

Freud define o conceito de recalque e sublimação da seguinte forma:

Recalque

“Uma tendência humana se apresenta muito intensificada, quando incorporou a si, a fim de se fortificar forças sexuais instintivas, da mesma forma que um pequeno riacho pode ser engrossado extraordinariamente pelas águas de um rio caudaloso. Pode assim acontecer que um homem se dedique ao seu trabalho com o mesmo entusiasmo apaixonado com que outras pessoas se dedicam aos seus amores, pois o trabalho pode representar para ele o que o amor representa para os outros, ou seja, um modo de dar expansão ao seu instinto sexual.

Sublimação

A sublimação é essa capacidade que tem o instinto sexual de renunciar ao seu objetivo imediato em troca de outros objetivos não sexuais e mais apreciados pela sociedade.”

Então percebam, nada de funk e *beijinho no ombro para aliviar o recalque!

*Expressão usada pela funkeira Valesca Popozuda, significa a autoafirmação de alguém em relação às pessoas invejosas. Beijinho no ombro pro recalque passar longe.