Relação hostil entre os pais estressa a criança? Como acalmá-la?

por Blenda de Oliveira

“Meu netinho de 7 anos anda muito nervoso. Sei que é devido à relação hostil entre os pais. Já cheguei a aconselhá-los a procurar um terapeuta familiar, mas não aceitam. Me ajude a acalmar meu netinho.”

Continua após publicidade

Resposta: Se você tem facilidade de estar com seu neto, busquer estar mais com ele e converse dentro do possível sobre a situação dos pais, deixando claro que esse é um problema que alguns adultos enfrentam e que ele nada tem a ver com isso.

Procure se manter por perto e assegurar ao seu neto que ele pode conversar com você quando estiver muito nervoso.

É interessante mostrar para ele que parte da agitação que ele está sentindo é por que se preocupa muito com os pais e fica triste em vê-los nessa situação.

Se achar que ele está frequentemente mais agitado, talvez possa buscar uma ajuda psicológica para ele. Faço uma ressalva que buscar essa ajuda psicológica, não poderia ser sem autorização dos pais. Seria apenas uma sugestão sua aos pais, mostrando que o filhinho precisa conversar com alguém sobre os momentos que tem ficado muito agitado. Assim ao invés de você focar no casal, focaria no seu neto, provavelmente essa agitação deve estar aparecendo na escola.

Continua após publicidade

Com isso, os pais serão chamados e, a partir daí, há uma possibilidade deles buscarem uma ajuda. Infelizmente, as crianças protagonizam a “doença” familiar e, por meio delas, os pais podem tomar conta deles próprios.