Quando o relacionamento cai na rotina a responsabilidade é de um ou dos dois?

por Anette Lewin

“Como proceder no meu relacionamento, meu amor acha que caímos na rotina e me sinto responsável por isso. Eu deixei que chegasse a essa situação. Essa pessoa me pediu um tempo de certo que nesse ínterim ficássemos nos encontrando, nos falando por telefone e isso eu não entendo. Mas sei que ainda me ama, é o que ele diz. Eu estou me esforçando para mudar.”

Continua após publicidade

Resposta: Primeiramente, é preciso tentar entender o que essa pessoa, que você chama de “meu amor”, mesmo estando magoada com ele, quer dizer com esse pedido de afastamento.

Ele diz que a relação caiu na rotina e você se sente culpada. Ou pelo menos entende que a responsabilidade é sua. Será? Será que o trabalho de “agitar” a relação cabe só a você? Foi isso que vocês combinaram? Bem… se você aceitou essa tarefa, acho que faltou pensar antes, pois é muito difícil ter que ficar inventando coisas novas o tempo todo para salvar um relacionamento, não é? E ninguém que tenha o mínimo de bom senso exigiria isso de uma namorada.

Assim sendo, podemos pensar que o argumento “a relação caiu na rotina” seja apenas uma justificativa “genérica” não representando o real motivo do afastamento.

Qual o real motivo então?

Continua após publicidade

Talvez ele precise de mais liberdade do que a relação entre vocês permite; talvez você não peque por ser repetitiva, mas por ser controladora.

Pode ser que ele não acredite nos seus reais sentimentos por ele: você reparou que em seu e-mail a forma como você o descreve muda de um parágrafo para outro? Num primeiro momento você diz: “meu amor acha que caímos na rotina”. Logo abaixo refere-se a ele como “essa pessoa me pediu um tempo”. Não fica claro o que você sente por ele de fato; de uma frase para outra o ” meu amor” vira “essa pessoa”.

Pode ser que essa indefinição na sua forma de sentir crie nele uma sensação de insegurança que o impede de entregar-se plenamente ao relacionamento.

Continua após publicidade

Você diz que está se esforçando para mudar. Mas mudar o quê?

Será que alguém que promete mudar por desespero, por medo de perder, realmente consegue ser o que não é? Questionável, não?

Assim, parece que o melhor a fazer é pensar sobre o que não está dando certo na relação, sob o seu ponto de vista e, se achar que deixou de cuidar de algum aspecto da relação, tentar esforçar-se para melhorar. Entenda melhorar como cuidar melhor do seu parceiro. Não como mudar seu jeito de ser!

Por outro lado, se ele pediu um tempo, respeite esse pedido, fique por perto mas, tente não ficar insistindo para voltar enquanto ele não estiver preparado para isso. E, caso a relação seja retomada, evite deixar que ele manipule você como se você fosse uma criança que só ganhará o doce comportando-se direito. Num relacionamento maduro e saudável os dois envolvidos devem se empenhar para que a relação dê certo. E se não der, certamente cada um terá sua parcela de responsabilidade.