Como lidar e não se influenciar por pessoas manipuladoras?

por Rosemeire Zago

Resposta: A manipulação pode se dar de diversas maneiras e a mais comum é a manipulação pela culpa, onde a pessoa te induz a sentir culpa e, para evitar esse sentimento, acaba por fazer o que o outro quer, muitas vezes sem perceber.

Continua após publicidade

A necessidade em ser reconhecido e aprovado, dependendo muito da opinião de outras pessoas, assim como a necessidade em agradar, pode fazer com que permita que te manipulem. Ou seja, você faz o que o outro quer com o intuito, ainda que inconsciente, em ser aceito.

O mais indicado para não se deixar manipular, é estar sempre atenta aos seus sentimentos e comportamentos, elevando assim seu autoconhecimento. Observe se está constantemente esperando agradar ou dependendo da aprovação e reconhecimento dessas pessoas.

Falsidade entre amigas
Não consigo lidar com a falsidade das minhas amigas. Não sei o que fazer, porque eu abri muito meu coração a elas e agora elas demonstraram as falsas que sempre foram comigo.

Resposta: Diante dessa situação creio que você pode tirar alguma experiência. Infelizmente não podemos confiar em todas as pessoas e muitas vezes só descobrimos isso com a convivência. O que você deve estar sentindo é decepção e, em alguns casos, pode sentir também a traição por ter confiado em quem demonstra não merecer sua confiança, não é mesmo? Para evitar a decepção, devemos estar sempre atentos aos comportamentos de outras pessoas, observando a coerência entre suas atitudes e diminuir a expectativa que criamos nas relações. Havendo certeza da falsidade delas, por qual motivo continuar a conviver e confiar? De tudo sempre há algo a aprender e assim evitar que a mesma situação se repita.

Continua após publicidade

Competição entre mulheres
Trabalho com uma amiga há uns 16 anos e sempre houve um clima de competição entre nós, tudo dela é melhor e mais perfeito. O que descobri é que no meu relacionamento com minha mãe também há competição, nas menores coisas que faço, ela tem que fazer igual ou melhor. Como tenho consciência disso, procuro relevar, mas às vezes fica insuportável.

Resposta: Entendo como se sente, é um sentimento de constante frustração por nunca conseguir demonstrar sua capacidade e potencial, pois o outro é sempre melhor. O fato de perceber que com sua amiga de trabalho acontece o mesmo que com sua mãe, demonstra que está repetindo um padrão de comportamento com o intuito inconsciente de aprender a lidar com a situação. Não se deixe influenciar pelo comportamento delas, tendo cada vez mais consciência que a competição é delas e não sua. Só haverá competição se você assim permitir.

Atenção!

Continua após publicidade

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento