Acolha as semelhanças e aprenda com as diferenças

por Saulo Fong

Você já deve ter escutado que cada pessoa é única e que não existe e nunca existiu alguém igual a você no mundo. Também já deve ter ouvido que todos são iguais e que ninguém é melhor que ninguém.

Continua após publicidade

Tomar consciência daquilo que nos torna diferente e semelhante a outras pessoas é essencial para que tenhamos relacionamentos mais harmoniosos uns com os outros.

Neste artigo, trarei à luz aquilo que nos difere e nos torna semelhante a outras pessoas. Encarar e enfrentar essa verdade é essencial para que encontremos novas possibilidades de lidar com o outro nos nossos relacionamentos.

No que somos diferentes?

Somos diferentes uns dos outros na nossa história pessoal, pois cada um de nós passou por experiências únicas que moldaram a nossa percepção da realidade. Somos também diferentes nas nossas crenças e valores. Ou seja, naquilo que nós tomamos como verdade e naquilo que acreditamos ser importante ou não para nossas vidas. E por fim, somos diferentes na nossa forma de ver e perceber o mundo.

Continua após publicidade

Reconhecer que outras pessoas têm histórias, crenças, valores e visões de mundo diferentes é importante para respeitar a escolha pessoal de cada um, pois cada escolha é baseada em um ou em todos esses aspectos.

No que somos semelhantes?

Entretanto, todos nós também compartilhamos algumas semelhanças. Estamos todos de passagem neste planeta e, cedo ou tarde, enfrentaremos o fim de nossa existência do jeito que a percebemos hoje. A morte chegará para todos sem distinção de raça, credo ou posição social. A morte é o fenômeno natural que nivela todos nós como seres humanos. Todos pertencemos também a uma família mesmo que não a conheçamos, pois fomos gerados a partir do encontro de duas pessoas.

Continua após publicidade

Compartilhamos também de algumas necessidades básicas como alimentação e afeto. Essas necessidades são intrínsecas a todas as pessoas. Dar-se conta das nossas semelhanças faz com que tenhamos consciência de que nenhuma pessoa é melhor ou pior ou possui mais ou menos valor que outra.

Assim, reconheça as semelhanças e acolha as diferenças, pois são nas semelhanças que nos atraímos e nas diferenças que nos desenvolvemos.