DESTAQUES

É possível desintoxicar-se de remédios para dormir e voltar a ter sono reparador?

Danilo Baltieri 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Danilo Baltieri

Resposta: Sim, é possível. No entanto, em muitos casos, não é uma tarefa fácil. As medicações do tipo benzodiazepínicos são clinicamente úteis, mas devem ser sempre prescritas com critérios científicos atuais. De fato, essas medicações estão ainda entre as mais comercializadas, embora tenha havido um lento declínio nos últimos anos, devido ao surgimento de novas abordagens farmacológicas para o tratamento da insônia e das suas causas.

Alterações neurais adaptativas ao consumo crônico dessas medicações podem de fato ocorrer. Dessa forma, a sua retirada costuma provocar sintomas bastante desagradáveis e, mesmo, a recrudescência dos sintomas que provavelmente incitaram a sua prescrição inicial.

Nos casos de uso crônico de benzodiazepínicos, valem algumas dicas:

a) A retirada dessas medicações deve ser feita com adequada supervisão médica, evitando sintomas de abstinência e comportamentais relacionados. Nessa etapa, outras medicações podem ser aventadas para a minimização dos sintomas adversos;

b) O criterioso diagnóstico da insônia e das suas causas deve ser realizado, objetivando o tratamento adequado.

Tendo em vista que algumas vezes abster-se dessas medicações não seja um processo fácil, você deve procurar um médico especialista e revelar a sua história, contando o motivo pelo qual você começou a fazer uso dessas medicações e as suas preocupações atuais.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra Dr. Danilo Baltieri responderá questões ligadas à dependência química e vícios: drogas, álcool, cigarro e psicotrópicos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Danilo Baltieri

Médico psiquiatra. Mestre e doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador geral do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (GREA-IPQ-HCFMUSP).Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas.



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.