Por que devemos reverenciar nossos antepassados

por Saulo Fong

 A reverência aos antepassados é uma prática muito comum em diversas culturas.

Continua após publicidade

Algumas pessoas chegam a realizar rituais para demonstrar essa reverência e manter assim sua conexão com seus antepassados.

Nossos antepassados são as raízes de nossa vida. Muitas pessoas perdem sua força, porque perdem a conexão com sua própria origem através da rejeição ou do não reconhecimento de seus ancestrais. Assim, perdem a conexão com a Vida.

A primeira geração de antepassados são os nossos pais, seguidos pelos nossos avós, bisavós e assim por diante.

Se pudéssemos percorrer toda árvore genealógica, chegaríamos à real origem de nossas vidas, e talvez, à origem de todos os seres humanos. Fato é que todas as pessoas que nos precederam, realmente existiram. Não são meras criações mentais. São pessoas reais que estão diretamente ligadas à nossa própria existência, pois caso uma delas não tivesse existido, nós também não teríamos a oportunidade de estarmos vivos.

Continua após publicidade

O passo a passo para reverenciar seus antepassados:

1ª) Faça essa simples prática: reconheça, acolha e agradeça a todas as pessoas que lhe precederam;

2ª) Imagine seus antepassados atrás de você dando todo apoio e suporte que você precisa;

Continua após publicidade

3ª) Você pode emitir pensamentos e sentimentos de gratidão ou simplesmente colocar todos no seu coração. Por exemplo: imagine que todos seus ancestrais estão atrás de você. Então, você se vira para eles, abaixa a cabeça, e reverencia-os e dizendo: “Eu sou grato a vocês pela Vida que passaram adiante. Obrigado!”

Não importa como você reverencia seus ancestrais. Cada um pode encontrar a sua forma de fazê-lo.

Quanto mais presente você sentir esta conexão com sua origem, mais força e disposição você terá para enfrentar os desafios da Vida.

E se você tem filhos ou filhas, imagine-se também sendo uma conexão de força entre seus antepassados e seus descendentes. Quando você faz essa ligação, você também mantém o caminho livre para que a força possa fluir para seus descendentes.

Se você ainda não consegue reverenciar de alguma forma algum antepassado, devido a algum incômodo ou desconforto, perceba se não há alguma mágoa que você carrega com relação a essa pessoa. Nesse caso, é responsabilidade unicamente sua de trabalhar e fazer essa ligação, pois seu ancestral já foi responsável por lhe dar a oportunidade de viver.

Lembre-se que o caminho da reconciliação é o caminho que lhe ligará com a força de viver. Portanto, fortaleça suas raízes e desenvolva-se com mais possibilidades.