Ritual da Lua Cheia e os 12 Trabalhos de Hércules

por Carminha Levy

Em termos práticos, para os leitores que não têm um espaço xamânico ou de outra linha espiritual a recorrer para a celebração do ritual da Lua Cheia ofereço-lhes este para fazer em casa no próximo dia 19 de maio. A Lua estará novamente em Escorpião e o Sol em Touro. Vou me ater ao 3º trabalho de Hércules que corresponde à lunação de Gêmeos, pois num raro evento, esta lunação do dia 19 ocorrerá novamente em Escorpião. O significado astrológico vocês poderão obter na Internet em excelentes sites especializados. Evento que só ocorre de 100 em 100 anos reforçando toda a energia de Wesak.

Continua após publicidade

O 3º trabalho é a Colheita dos Pomos de Ouro de Hespérides. Tendo em mente que Hércules representa nossa condição humana acompanhemos sua jornada. Este é o 3º grande Portal que Hércules tem que atravessar e lutar no signo de gêmeos. A unificação do eu inferior com o EU Superior, dos aspectos mortal e imortal é seu objetivo. Ele tem que desenvolver o poder de buscar sem desfalecimento, sem fraudes ou excessiva pressa – que prevaleça a perseverança!

“Busca a árvore sagrada da sabedoria (falou o Mestre) que produz as maçãs de ouro de Hespérides. O caminho é longo e ela é muito bem guardada por três belas donzelas e por um dragão de cem cabeças. Fica bem atento às astúcias sutis que são inacessíveis à sua compreensão. Tua busca te levará aonde 5 grandes provas te esperam no Caminho”. Por ser indiferente ao sucesso ou fracasso, Hércules pôs-se a caminho seguro de si, de sua sabedoria e força. Passou pelo 3º portal em direção ao Norte. Procurou, procurou a árvore sagrada e não a encontrava. Triste e desesperado pediu ajuda ao Mestre que lhe enviou Nereu. Várias vezes ele se apresentou com palavras sábias e sob diferentes formas. Hércules nada viu ou ouviu, pois estava cego às sutilezas. Com tristeza Nereu relatou ao Mestre sobre o seu fracasso. “Terminou a 1ª das 5 provas e o fracasso é a marca desta etapa,” disse o Mestre.

Hércules segue agora na direção Sul e sonha com um rápido sucesso mas a serpente Anteu o vencia a cada investida. Sabendo que a serpente guarda a árvore sagrada, ele tem o objetivo firme de vencer; finalmente juntando todo seu poder e após vários insucessos Hércules tira a serpente do solo… e viva! Realizara o feito! Anteu foi vencida. “Terminou a 2ª prova – o sucesso marca seu caminho” disse o Mestre. Hércules segue para o Oeste e atira-se à 3ª prova sem pensar e encontrar o fracasso na figura de Busiris – “o arqui – enganador”, filho da águas – parente próximo de Poseidon. Seu trabalho é trazer aos humanos a ilusão através de palavras de aparente sabedoria.

Com belas palavras afirma conhecer a Verdade, que é o Mestre e que os que o seguem devem aceitar o seu modo de vida – “Só eu sei ninguém mais sabe. Fica comigo e te salvarás.” Hércules obedeceu e não mais procurava a Árvore Sagrada. Cada vez mais fraco, sem seu amado Mestre, é amarrado a um altar e lá permaneceu por um ano inteiro, até perceber quem era Busiris – a ilusão. Então vieram-lhe a mente essas palavras:

Continua após publicidade

“A verdade está dentro de ti mesmo, no teu interior há um poder mais elevado, força e sabedoria. Evoca este poder que é a herança de todos os filhos de Deus.”

Mais um ano se passou para que Hércules, silencioso, conseguisse rebentar suas amarras. Agarrou Busiris e o prendeu sobre o altar e deixou-o lá para que aprendesse sua lição. O Mestre disse “a 3ª prova está encerrada e ele incorporou a lição – agora ele pode prosseguir e aprender o segredo do sucesso conseguido com mais paciência.”

Hércules percorreu grandes distâncias sem rumo, mas com toda a sabedoria adquirida nos anos em que passou preso. Subitamente ele se deteve: um grito de grande angústia e desespero vinha de um lugar que estava coberto por abutres. Deveria seguir seu caminho já tão retardado ou procurar ajudar? Mais um grito o faz decidir e corre em socorro de um irmão. Encontrou Prometeu acorrentado à rocha sofrendo a terrível agonia de ter seu fígado comido pelos abutres interminavelmente. Hércules quebrou as correntes, cuidou das dores de Prometeu até ver curado todos seus ferimentos. Após longo tempo “perdido” novamente pôs-se a caminho.

Continua após publicidade

O Mestre dirige as 1ª palavras diretamente a ele “A 4ª etapa no caminho para a Árvore Sagrada terminou. Não houve retardamento, pois seguistes a regra que acelera todo o sucesso na Senda escolhida que é: “Aprende a Servir”.

Por todas as 4 direções sagradas Hércules prosseguia sua busca, mas não encontrava a árvore. Até que um dia encontra um peregrino que ouviu rumores que muito além de onde se encontrava, numa montanha distante a árvore seria encontrada. Hércules retrocedeu sobre seus passos até as montanhas ao Leste e num dia brilhante e ensolarado viu o objeto de sua busca e apressou o passo, gritando “Tocarei a Árvore e matarei o dragão de 100 cabeças que a guarda, verei as belas virgens e colherei as maçãs”.

Porém, mais uma vez foi detido – à sua frente Atlas cambaleava sob o peso do mundo nas suas costas. Hércules esqueceu sua busca, só pensava em ajudar o gigante. Tirou a carga dos ombros do seu irmão e colocou nas suas próprias costas e suportou a carga do mundo. Imediatamente a carga se desprendeu e ele estava livre! As três irmãs trouxeram as maçãs de ouro e lhes disseram: “O Caminho que trás a nós é sempre marcado pelo Serviço – atos de amor são sinalizações do Caminho. Vai e serve a partir de hoje e para sempre palmilha o Caminho de todos os Servidores. Hércules devolve as maçãs e pede que elas sejam dadas a quem precisa”.

Ritual

Prepare seu local sagrado de preferência ao ar livre, numa varanda por exemplo. A presença dos 4 elementos é indispensável como também o toque do tambor xamânico. Faça um contato com a lua formando com suas mãos um triângulo (juntando polegar com indicador) que irá parando em todos os chakras até você sentir que a conexão se estabeleceu. Inicie a viagem xamânica com a intenção clara de ver na sua vida onde você se aprisiona (Busiris) e quem você precisa realmente ajudar como Hércules fez ao curar as feridas de Prometeu e retirar o peso das costas de Atlas, libertando ambos. Irá descobrir que Prometeu e Atlas são seu arquétipo da vítima – liberte-se deles ajude a si próprio e entre no Caminho do Servir.