DESTAQUES

Caminhos para eliminar os conflitos nos seus relacionamentos

Roberto Shinyashiki 01/01/2016 COMPORTAMENTO

por Roberto Shinyashiki

É comum opor-se emoção e razão, mas poucas pessoas percebem que a maioria das emoções nasce justamente de pensamentos. São simples reações que ocorrem a partir da ideia que se faz da atitude do outro, seja no trabalho, em casa ou numa roda de amigos. Atribuem-se ao outro certas intenções e reagem-se a elas.

São diferentes dos sentimentos, que nascem da convivência do estar com o próximo, e não da ideia que fazemos dele. Quando sentimos raiva, por exemplo, não é que estejamos insatisfeitos como o que aconteceu a nós, mas sim com que imaginamos tenha sido a intenção de alguém.

Conflitos de relacionamento são quase sempre o resultado de interpretações errôneas, tentativas de adivinhar intenções e muito pouco o resultado do sentimento verdadeiro de estar com alguém. Lidar com os sentimentos, os próprios e os dos outros, é uma arte. Precisa ser cultivada e treinada com qualquer arte.

Portanto, neste Natal, procure isentar seus relacionamentos de preconceitos ou pré-juízos. Procure aceitar os outros como eles são.

Para os 12 próximos meses, faça um trato com você mesmo: vá de mente e coração limpos ao encontro das pessoas do seu convívio. Deseje estar com elas e esteja integralmente. Ao contrário de tentar desvendar o propósito delas com você, estabeleça consigo mesmo o seu propósito de estar aberto para a outra pessoa. Faça isso agora, na festa de Natal, de Ano-Novo, e ao longo de todos os dias de 2016.

E se lhe parece difícil viver em harmonia com as pessoas à sua volta, acredite que é possível. Porque, quando lhe disserem que algo em que você acredita é impossível, tenha paciência. Talvez ele não saiba de verdade que a vida é o eterno ato de transformar o impossível em realidade. Limpe o jardim de flores do seu coração. Deixe-o tão belo que as borboletas o procurem. Viva um Natal de fraternidade. Paz para você e sua família.




Roberto Shinyashiki

É médico psiquiatra, com especialização em Administração de Empresas (MBA USP), é consultor organizacional, palestrante e autor de 12 títulos, entre eles o lançamento “Tudo ou Nada”, “Heróis de Verdade”, “Amar pode dar certo”, “O sucesso é ser feliz” e “A carícia essencial”. Mais informações: www.shinyashiki.com.br



ENQUETE

Atração física não basta, tem que haver atração mental. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.