Estratégias para vencer o medo

por Roberto Shinyashiki

As pessoas vivem angustiadas, preocupadas e depressivas, com medo de tudo. Medo de perder o emprego, de serem roubadas, de ficarem sozinhas, de arriscar e de que as suas tentativas não deem certo. Medo de falhar e de não dar conta do que se propõem a fazer.

Continua após publicidade

Você já notou como o mundo está lotado de medo? As angústias estão mais presentes na vida das pessoas do que suas próprias sombras. Muita gente vive em um estado de apreensão constante, assim como se viver fosse um peso a ser carregado a cada dia.

Não estamos falando daquele medo saudável, que nos leva a ser cautelosos e proteger a nós mesmos, mas sim daquele receio irracional, que nos paralisa.

Sim, o mundo está tomado pela insegurança. Ela mata a alegria de viver e sufoca o seu desejo de ser feliz e se realizar. Mas essa não é uma boa opção, se você quer mais da vida. Você não pode deixar que o medo se torne o seu estilo de viver.

No meu novo livro, A Coragem de Confiar, alerto que o medo não pode ser nosso companheiro de viagem. No máximo, ele pode ser uma placa na beira da estrada, assinalando uma curva perigosa à frente no caminho. Apenas um sinal de alerta, mas nunca um impedimento.

Continua após publicidade

A saída para deixar esse círculo vicioso, é ir além do medo e estabelecer uma confiança que o mova para frente – é acreditar sempre, em você mesmo, no outro e em Deus. Esse é o segredo para superar suas dúvidas e receios e dar a volta por cima.

É preciso ter a coragem de confiar, pois a confiança é a melhor vacina contra a insegurança e as preocupações. Por isso, quero dividir com você o meu segredo pessoal de superação:

“A verdade é que confio em três forças nesta vida: primeiro e mais do que tudo, confio em Deus. Segundo, acredito e confio nas pessoas. Terceiro, confio em mim mesmo.”
 

Continua após publicidade