Como manter uma rotina de exercício físico na correria do dia a dia?

por Renato Miranda

Fizeram-me a seguinte pergunta: como manter uma rotina de exercício físico na correria do dia a dia?

Continua após publicidade

Antes de responder é justo reconhecer que atualmente as exigências profissionais de qualquer setor consomem tempo e muita energia das pessoas.

Tanto emocionalmente como mentalmente é difícil encontrar alguém que não se sinta muito estressado e ansioso com a rotina da vida moderna.  E mais, não só os adultos profissionais; jovens estudantes são cada vez mais exigidos e os mesmos por mais que estudem, parecem estar sempre defasados em relação a algum conhecimento.

Considerando esse cenário, começo respondendo que o exercício físico é fundamental para garantir saúde física e psicológica para as pessoas. Sem ele, se a vida está difícil, ficará ainda mais complicada, pois o exercício físico promove a saúde e sem saúde não há condições sequer de enfrentarmos qualquer rotina. Portanto, a consciência da importância de se exercitar é fator primário para a organização de nossas vidas a fim de reservarmos constantemente um tempo em nossa rotina para exercitarmos.

Para ser objetivo, acredito que a melhor resposta para a pergunta acima é:

Continua após publicidade

O exercício físico precisa oferecer percepção de descoberta para aquele que o pratica. Isso quer dizer que é preciso gerar condições para que o praticante de exercício físico tenha possibilidades de mobilizar sua força física e psicológica para transcender aquilo que já lhe é possível. Ou seja, a pessoa tem que verificar conquistas, ampliar expectativas, conhecer algo novo por suas próprias forças, enfim ampliar horizontes.

Esse pensar está contemplado em uma das principais teorias atuais que propõe a transformação positiva da vida das pessoas: a teoria do fluxo ou fluidez de Csikszentmihalyi já descrita sinteticamente em texto anterior – veja aqui. Oferecer percepção de descoberta não quer dizer que toda atividade tenha de ser organizada de tal modo que tudo aquilo que for feito seja uma experiência nova. Significa, de outra forma, quando a pessoa tem a possibilidade de mobilizar toda sua energia psicofísica de maneira concentrada, ela amplia suas possibilidades de aumentar seu potencial de ação na tarefa.   

Com isso, a capacidade da pessoa de se manter concentrada e motivada na tarefa será tão significante, que a pessoa fará tudo para vivenciar essa determinada experiência. É como se mais nada importasse no momento da prática do exercício físico e, assim, suas ações e percepções fluem naturalmente.

Continua após publicidade

Uma maneira prática da percepção de descoberta acontecer, é por meio de atividades que possibilitem a pessoa atingir seus objetivos de diversas maneiras. Ou seja, uma pessoa que precisa emagrecer, precisa treinar constantemente. A maneira diversificada de organizar e dinamizar seus exercícios (treinamentos) e consequentemente, emagrecer, é que será a chave da percepção de descoberta.

Para tanto, treinos pouco repetitivos, formas diferentes de exercícios para os mesmos objetivos, aprendizado novos e aquisição de conhecimento sobre aquilo que se está a fazer são em sua maioria exemplos de dinamização do treinamento. Assim, evita-se a monotonia que frequentemente leva ao tédio e que faz a pessoa perceber o exercício como algo aborrecedor.

Além disso, é primordial criar desafios compatíveis com a capacidade psicofísica do praticante para que ele se sinta desafiado e motivado constantemente, e isso se dá através de treinamentos que não sejam nem muito fáceis, pois assim se produzirá tédio e tampouco treinos muito difíceis para que não se produza ansiedade. A pessoa deve ser levada a uma autoavaliação que retrate que só é possível progredir com muito esforço e ao mesmo tempo crer que ela é capaz. Com isso, objetivos serão alcançados e novas percepções surgirão.

A ideia do novo precisa ser fortalecida através de rotinas diversificadas, com exercícios variados, mas que sejam propostos somente quando aquilo que está sendo feito já esteja plenamente assegurado como produto de aprendizado. Caso contrário, essas mudanças constantes poderão trazer uma atmosfera de insegurança e incertezas.

Dessa forma, propor nova rotina de treinamento deve ser fruto de um resultado de conquista e descoberta do praticante. É uma maneira de a pessoa avaliar que houve evolução advinda de seu esforço e dedicação e por isso sua vida, seu dia a dia, sua saúde estão melhores.