Deixe o passado para trás

por Roberto Shinyashiki

Não deixe o passado decidir sua vida. Uma vida ruim, muitas vezes, é consequência do conformismo de pensar que o que sempre aconteceu continuará acontecendo.

Continua após publicidade

Muitas vitórias foram obtidas por perdedores que se cansaram das derrotas. Desistiram de adiar os sonhos, de enfrentar sempre os mesmos problemas, e resolveram criar o novo. Grandes derrotas, porém, também são provocadas por pessoas que se apegam em demasia ao passado, que se sentem confiantes demais pelo que já fizeram e que, de repente, ficam ultrapassadas. Não perceberam a evolução dos outros, que a situação mudou e, de uma hora para a outra, não sabem mais o que fazer.

Mais ou menos como o marido que tem uma mulher apaixonadíssima. Ele, no entanto, é displicente com ela, não a trata bem, paquera outras… Até que um dia ela se cansa, apaixona-se por outro e decide ir embora. E o marido não consegue entender por que perdeu um jogo que já estava ganho.

Derrotas são feitas de pequenas distrações!

Como a pessoa que faz o maior sacrifício para emagrecer cinco quilos e, assim que consegue, começa a se distrair. Um açúcar no café, um bombonzinho extra, um prato a mais de macarrão e subitamente, além dos cinco quilos de volta, ela adquire mais um de brinde pela distração.

Continua após publicidade

Quando as pessoas olham muito para trás, tropeçam no obstáculo que está na frente. Se o seu passado foi feito de derrotas, analise os erros, faça um novo projeto e tente mudar sua vida!

Se o seu passado foi feito de vitórias, deixe-as apenas para as conversas com os amigos. Faça um projeto para o futuro e dirija suas atenções para ele!

Algumas vezes, há muita dificuldade em entender que a situação está irremediavelmente perdida. Claro que sempre existe a possibilidade de reverter a situação, mas o consumo de energia será tão grande, o desgaste tão enorme, os riscos tão altos, que é preferível assumir as perdas. Entender que as derrotas fazem parte da vida e que errar é uma maneira de aprender a buscar novas opções é um exercício de humildade e, ao mesmo tempo, de coragem.

Continua após publicidade

É difícil aceitar que o negócio não foi bem planejado ou bem escolhido. E as pessoas insistem em não assumir o erro. Não que o bem-sucedido goste de ter prejuízos, mas ele certamente sabe como lidar com eles. Às vezes, despende-se tanto tempo e energia para disfarçar o gosto do arroz queimado que melhor seria jogá-lo fora e fazer outro.

– Roberto, mas eu já gastei tanto dinheiro para decorar este restaurante! Montei um cardápio, contratei assessoria de imprensa, não quero agora jogar tudo fora!!!

Paciência! Se o ponto é ruim, será um eterno sofrimento manter o negócio.

De novo cito o exemplo do casal que não se dá bem. Está sempre brigando, não tem nada em comum e mantém relações extraconjugais. Já tentou terapia de casal, seis novas luas-de-mel, mudança de cidade… mas só não se separou porque acabou de construir a casa dos seus sonhos.

Infelizmente, a chance de os prejuízos aumentarem é muito grande.

Por mais dolorido que seja, abandone aquilo que é irreversível e controle-se para não olhar para trás. Só desta forma você poderá usufruir do que o futuro te reserva.