Sabedoria é que dá colorido às batalhas do nosso dia a dia

por Roberto Shinyashiki

Convido você a entrar no significado de sua vida e ter uma vida tão plena que, quando a morte se aproximar, você possa olhá-la nos olhos com serenidade. Olhar para o que fez em sua viagem pelo planeta Terra e dizer com calma:

Continua após publicidade

“Valeu a pena, realizei a minha missão, aprendi bastante e agora estou preparado para uma nova viagem”.

Isso se chama sabedoria. Ela é essencial. Sem ela, o trabalho se torna uma festa em que os convidados não aparecem. A sabedoria é que dá colorido às batalhas do nosso dia a dia.

Lógico que vencer é gostoso. Mas as vitórias somente pavimentam o sucesso quando são resultados de se ter um sentido na vida. Vencer por vencer é o melhor caminho para a futilidade. Vencer por vencer faz as vitórias progressivamente transformarem-se em fracassos, pois trazem prazer, mas deixam a vida vazia.

Inteligência acompanhada de sabedoria cria felicidade

Continua após publicidade

Trabalho, amor, crescimento pessoal, tudo isso só vai florescer em sua vida se ela for regada com sabedoria. As escolas tentam formar gênios, a maioria das empresas procura gênios, mas tudo isso só vai criar felicidade quando a inteligência vier acompanhada de sabedoria.

Eu admiro muito mais os sábios do que os gênios.

São os sábios que transformam:

Continua após publicidade

1ª) Vitórias em momentos de alegria.

2ª) Derrotas em experiências de aprendizado.

3ª) Tarefas em missões.

4ª) Pessoas esforçadas em verdadeiros campeões.

A maior competência de um sábio é dar significado construtivo aos eventos da vida. Tenho um amigo que foi lesado em sua empresa por um gerente financeiro. Esse episódio custou-lhe grande soma de dinheiro, mas em nenhum momento alguém o viu indignado com o gerente nem com a perda de dinheiro.

Sempre que esse assunto vinha à tona nas conversas com a família e os amigos, ele dizia: “Foi um preço justo para uma lição importante que eu estava precisando aprender”.

E todos viram seus negócios crescer depois desse episódio. Ele não perdeu nenhuma noite de sono pensando em se vingar do funcionário nem lamentando a sua sorte. Tudo o que fez foi trabalhar para ter um sistema de gestão eficaz que evitasse a repetição do problema e impulsionasse as vendas do seu produto.

Corrigir os problemas é uma ótima oportunidade de analisar melhor o seu negócio e criar um projeto muito mais lucrativo.

Quantas pessoas iriam perder noites de sono para se lamentar da ingratidão do funcionário e ficar se culpando por acreditar em alguém que não mereceu sua confiança! Ele simplesmente aproveitou a lição. Não gastou energia julgando o outro nem se martirizando. Saiu mais forte de um problema que poderia derrotá-lo.

O que difere o sábio do gênio?

Gênios julgam e sábios compreendem.

Gênios buscam defeitos e sábios procuram virtudes.

Gênios mostram problemas e sábios procuram soluções.

O sábio tem a capacidade de ver um acontecimento dos mais variados ângulos, dos mais diferentes pontos de vista.

Sábio é aquele que consegue compreender um acontecimento com os olhos do coração.