DESTAQUES

Quem é o responsavel pelo seu salário, a empresa, você ou o cliente?

Roberto Santos 01/01/2016 SERVIÇOS

por Roberto Santos

Resposta: Muito interessante sua pergunta! Qual das três alternativas — funcionário, empresa ou o cliente paga seu salário? A relação comprovada por pesquisas científicas é que os funcionários são responsáveis pela satisfação dos clientes que, por sua vez, proporcionam os resultados comerciais e financeiros das empresas. A receita gerada pelas vendas de produtos ou serviços serve para que as empresas possam fazer frente a seus custos, dentre os quais, a folha de pagamento -- salários, encargos trabalhistas, benefícios, participação nos resultados, etc -- representa uma parte significativa.

Além de cobrir seus custos, a receita deve gerar ainda uma parte relevante para remunerar o capital dos investidores no negócio da empresa — o lucro. Quando se comprovou essa lógica -- funcionários satisfeitos geram clientes satisfeitos e esses, por sua vez, traduzem sua satisfação em mais negócios com a empresa — começou o rápido crescimento, no meio empresarial, de ações para melhoria do clima organizacional, buscando transformar suas empresas em um "bom lugar para se trabalhar" para talentos comprometidos e engajados.

Daí, a lógica que responde à sua pergunta é que as empresas pagam seu salário porque você faz parte de uma equipe que emprega suas competências e sua paixão pelo que faz e isso se traduz em clientes que compram seus produtos e serviços de maneira assídua e crescente. Enfim, respondendo à sua pergunta: todas as alternativas anteriores.

 




Roberto Santos

Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br



ENQUETE

Atração física não basta, tem que haver atração mental. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.