Hábitos saudáveis podem prolongar vida em até quinze anos

por Nuno Cobra

Há uns dois anos foi publicado um estudo da Universidade de Cambridge comprovando que hábitos como comer frutas, verduras e fazer atividade física prolongavam a vida em até 12 anos.

Continua após publicidade

Na época fui até mais otimista e afirmei que pequenas mudanças e hábitos saudáveis podem de forma clara, concreta e contundente, fazer uma diferença brutal para que você consiga ter uma vida produtiva durante mais quinze anos. E não é que agora sai um novo estudo da mesma instituição afirmando que hábitos saudáveis podem prolongar a vida em até 14 anos!

É uma questão apenas de querer saber o que você quer fazer da sua vida e como você quer se encontrar com o futuro.  Existem pessoas com 40 anos completamente deterioradas em sua saúde geral e outras entre 70 e 80 anos em completa juventude; graças aos seus hábitos sadios.

Digo isso porque dedico há mais de 40 anos ao processo de fazer as pessoas se redescobrirem para a vida extraindo o seu melhor.

No entanto, outras pessoas não se emocionam o suficiente para dar um basta na sua vida decadente repleta de trabalho e compromissos sociais. Elas se esquecem completamente delas.

Continua após publicidade

Realizar essa transformação na sua vida não é difícil e nem complicado. Basta vencer o início, o resto vem em decorrência.

Para se fixar um novo hábito o prazo médio é entre 90 e 120 dias. Depois ele ficará impregnado na sua alma, fazendo definitivamente parte da sua vida, sendo feito naturalmente, sem esforço. Após esse prazo você irá se ‘apaixonar’ por você, irá começar a gostar de você e daí passará a insistir na nova tarefa. 

Você pode mudar completamente a sua vida implementando com raça, decisão, inteligência e dedicação algo que lá na frente, além de ser extremamente agradável,  irá lhe trazer um retorno garantido de investimento, no que você estiver fazendo na busca de uma vida melhor.

Continua após publicidade

Estou há bem mais de cinqüenta anos praticando e dedicando muitos cuidados ao meu corpo, correndo, fazendo barra fixa e paralela. E se hoje eu faço, é porque gosto.  Seria impraticável pensar que alguém possa ter tanta força de vontade assim, à toa. Faço porque é gostoso e gratificante.

Pequenos hábitos, grandes diferenças

– Tenha uma alimentação decente rica em frutas e verduras

– Um prato colorido geralmente é um prato saudável

– Cuidado com aquilo que você vai colocar no recinto sagrado do seu organismo nas refeições. Evite açúcar refinado, farinhas, frituras e gordura saturada

– Mastigue bem a comida, coma com calma e esteja com sua mente presente neste momento sagrado, esqueça os problemas e ‘viaje’ na sua refeição  

– Envolva-se com a atividade física através de uma simples caminhada, feita sempre de forma agradável.

– Espreguice mais vezes por dia 

– Faça ao menos duas vezes por dia dez respirações profundas e vagorosas

– Busque a cama nas primeiras horas da noite para o merecido repouso, depois de um intenso dia de trabalho

– Não leve a vida tão a serio e obrigue-se a não ter pensamentos improdutivos e preocupações. Assim, com toda certeza, você terá uma vida mais produtiva, plena e longa.

Vale a pena insistir o corpo é seu e ele te acompanhará pelo resto da sua vida e será no futuro o resultado do que você fizer com ele antes.

Qualidade de vida não é chegar aos 80 anos, mas sim chegar aos 80 com produtividade.