Saúde dos pés: saiba escolher o sapato ideal

Da redação

Em nome da beleza, as mulheres escolhem calçados inadequados e conquistam calos, joanetes, problemas na coluna, deformidade do antepé (ponta dos pés), entre vários outros problemas. Por isso, é extremamente importante escolher muito bem um calçado na hora da compra.

Continua após publicidade

“A saúde dos pés é primordial para o restante do corpo, ninguém consegue ficar de bom humor com dor no pé. A cada passo nos é lembrado daquele problema, daquela dor, daquele calo”, afirma a doutora Cibele Ressio, mestre em Ortopedia e Traumatologia e especialista em medicina e cirurgia do pé.

Segundo Cibele Ressio, 90% das deformidades do antepé são causadas por uso de calçados inadequados: apertados, menores do que os pés, ou de salto muito alto. “Quando usamos calçados corretos evitamos estas deformidades, que vão desde dedos em garra a joanetes”, garante Ressio.

Como escolher o sapato ideal?

Por isso, a especialista ressalta a importância de ter muito cuidado ao escolher os sapatos. “Eles devem estar absolutamente confortáveis na hora da compra, não devemos supor que o calçado vá lassear. Devemos medir, mensurar os pés frequentemente, pois após os 20 anos 90% das pessoas aumentam até dois pontos o número do calçado. Devemos solicitar o número correto, deixar uma polpa digital de folga entre o último dedo e a ponta do calçado, pois os dedos necessitam desse espaço para a movimentação durante a marcha ou o caminhar”, afirma a especialista

Continua após publicidade

Salto alto, o grande vilão da saúde

O uso constante de sapatos de salto alto causa, comprovadamente, problemas de coluna. “Sapatos de salto alto, com uso crônico, encurtam a musculatura ísquio tibial, isto é, a musculatura posterior da perna que vai até a coluna lombar, causando dor na região lombar”, diz Cibele.

Altura do salto e consequências

Continua após publicidade

“A partir de 3,0 cm de altura, o salto aumenta a pressão plantar sobre o dedão e o segundo dedo, deformando essas articulações, encurta a musculatura posterior da perna, aumenta a incidência de entorses e fraturas de tornozelo e pé, pois aumenta o desequilíbrio e diminui a velocidade do passo, fazendo com que a pessoa utilize mais energia para desenvolver uma distância”, explica Réssio.

“Há muitos registros de fraturas após quedas por causa de desequilíbrio de salto alto, ou escorregões. Eu mesma fraturei o tornozelo esquerdo com salto plataforma de 10 cm”, afirma.

Como deve ficar o pé?

Segundo a especialista, não é a altura do salto isoladamente que importa. O ideal é que o pé fique paralelo ao solo, ou levemente inclinado, no máximo, com a diferença entre o salto e a plataforma do antepé de 3,0 cm.

Fonte: Cibele Réssio fez residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Unifesp – Escola Paulista de Medicina, obteve o título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)