Movimentar-se no dia a dia combate sedentarismo?

por Simone Sarti

“Um conjunto de ações, como por exemplo: descer dois pontos antes no trajeto do ônibus, subir escadas, substituir o carro por caminhada quando possível, fazer alguma atividade esportiva nos finais de semana, traz benefícios à saúde? Deixei de ser sedentário?”

Continua após publicidade


Antissedentarismo: atividade física no mínimo três vezes por semana As pesquisas mais recentes indicam que para deixar de ser sedentário é necessário que se gaste um mínimo de 2.200 calorias por semana em atividades físicas; ou 30 minutos diários já seriam suficientes para uma melhora na qualidade de vida e não entrar para a faixa de risco de doenças degenerativas ou cardiovasculares próprias do envelhecimento. Esse padrão não vai deixar, digamos de forma bem simples, que você “enferruge”, mas não irá ter progressos ou melhora da performance.

Para deixar de ser sedentário

Porém, o recomendado é que se faça exercícios físicos, 40 a 60 minutos, 3 a 5 vezes por semana.

Mas é preciso esclarecer alguns pontos em relação ao sedentarismo, exercício físico e prática esportiva.

Continua após publicidade

Sedentarismo

É uma grande diminuição ou a falta de atividade física. Não está ligada à falta de praticar esportes, pois há uma diferença nas definições, ou seja: atividade física é qualquer movimento do corpo que resulte em um aumento do gasto de energia maior que os níveis de repouso, por exemplo, espreguiçar, andar ou lavar o carro.

Exercício físico

Continua após publicidade

É uma atividade física, planejada e estruturada especificamente para melhorar a condição física do indivíduo. Ou seja obter melhoras com relação ao condicionamento cardiovascular ou resistência muscular. Nele a intensidade, a duração e a frequência serão progressivas. Por ex , caminhar 1 hora, ininterruptamente, com ritmo constante e controle da frequência cardíaca.

Esporte

É um sistema ordenado de movimentação física, que envolve regras específicas, competição, superação de marcas. Há os esportes de recreação e os de alto rendimento.