Serei capaz de cumprir as metas para o novo ano?

por Carlos Hilsdorf

Com as festas de final de ano, especialmente o Réveillon, vêm sempre os votos, promessas e esperanças para o ano novo.

Continua após publicidade

Quem já viveu o bastante e observou o suficiente, já percebeu que é imensa a quantidade desses propósitos e promessas de ano novo que não se cumprem nos 365 dias que se seguem. Refletir sobre as causas dessas desistências é de vital importância para a nossa tão desejada maturidade emocional.

“No ano que vem tudo vai ser diferente!” Essa frase é lugar-comum entre os esperançosos que pensam que a mudança do dia 31 de dezembro do ano atual para o primeiro de janeiro do próximo ano representa uma data mágica onde tudo se transforma em um passe de mágica.

Bom, vale lembrar que mágica é ilusão e, portanto, os que esperam acordar no dia primeiro de janeiro do ano novo em um mundo diferente estão simplesmente iludidos.

Em parte a afirmação de que “no ano que vem tudo vai ser diferente” é verdadeira, já que não existem dois anos, dois dias, dois segundos iguais, porém a sensação de incompletude e o desapontamento experimentado por quem muito desejou mudanças e pouco se dedicou a implantá-las fará com que todos os anos se pareçam iguais – todos uma enorme quantidade de tempo perdido.

Continua após publicidade

Não há ano verdadeiramente novo, no sentido de evolução em nossas vidas, sem que haja um novo ser, ou seja, uma nova maneira de ser.

Nossas conquistas não são realizadas pelos nossos sonhos e desejos. Eles apenas nos orientam para a busca das conquistas, mas a vitória depende de atitude e disciplina.

Sonho sem atitude é delírio e, todo delírio será, um dia, um pesadelo.

Continua após publicidade

O pesadelo recorrente na vida de muitas pessoas é perceber que mais um ano se passou e “você está no mesmo lugar”. Bom, estar no mesmo lugar é característica de quem não caminha, não se move e não avança. O tempo não avança por você, ele avança e deixa você para trás.

Viver o tempo é diferente de passar o tempo ou observar o tempo passando…

Acorde e viva!

Promessas são palavras até começarem a ser cumpridas por nossas atitudes. Não basta decidir, é preciso agir. E agir rápido, começando agora. O ano novo começa muito antes da passagem de meia-noite no dia 31 de dezembro; começa quando você começa a planejá-lo e a ter a coragem de olhar para si mesmo e ver as mudanças necessárias para você sair do lugar em que se encontra e caminhar efetivamente para o lugar que deseja alcançar.

Só há ano verdadeiramente novo para pessoas novas. Renascer é isso, é deixar o que ficou para trás e caminhar para o que está a sua frente.

Do passado, traga somente boas lembranças e aprendizado. Mágoas, tristezas e frustrações deverão ser perdoadas, esquecidas e substituídas por sentimentos, emoções e vivencias superiores.

Neste novo ano que se inicia, faça diferente! Inove! Não faça promessas e votos, planeje e comece imediatamente a executar!

O valor que você dá ao tempo é o valor que você dá a sua vida. Não deixe para o ano que vem. Nada de ilusões, busque a realidade, busque trabalhar humilde e sinceramente na construção de uma nova e melhor versão de si mesmo.

Um feliz ano novo dependerá de uma pessoa feliz. Nenhuma pessoa será feliz se sua auto-estima não estiver elevada e, para elevá-la você precisa dar a si mesmo avaliações melhores. Você começa a se avaliar melhor quando começa a cumprir com sua missão pessoal, quando para de adiar as coisas mais importantes, quando passa a priorizar a vida…

Para ser uma pessoa feliz execute mais do que promete, preencha sua vida com atitudes vencedoras e não com desculpas nobres para atitudes pobres. Excesso de desculpas demonstra fuga, irresponsabilidade e retrocesso. Avance.

Com certeza o novo ano que se inicia trará infinitas oportunidades potenciais, mas oportunidades não são nada, a não ser que você as aproveite.

Seu ano novo começa no exato momento em que o “novo você” começa a fazer grandes conquistas na esfera do que vale a pena conquistar na vida.

Conquiste o direito de ser feliz, dominando sua vontade de adiar e desistir das coisas mais importantes da sua vida.

Feliz início de ano novo!

Feliz Pessoa Nova no ano que se inicia!