Conheça o segredo da meditação

por Emilce Shrividya Starling

“A meditação recupera o cansaço ou falta de sono. Traz mais entusiasmo e tranquilidade.”

Continua após publicidade

A meditação é uma verdadeira terapia. A prática constante nos cura, nos rejuvenesce e nos liberta do sofrimento da mente negativa.

Traz autoconhecimento porque ajuda a revelar nossos processos de pensamentos, medos, insegurança. E, ao tomar consciência desses aspectos em nós mesmos, conseguimos identificar os pensamentos negativos e crenças limitantes que os sustentam. Podemos, assim, cortá-los na raiz. É como se fizéssemos uma faxina, com uma vassoura, em nosso subconsciente e mente.

A ansiedade, os medos, a timidez, a insônia, a depressão, o pânico, a irritação, a raiva, as mágoas vão se dissolvendo porque a meditação purifica os padrões mentais. Ela nos dá acesso a um bem mais profundo de compaixão, paciência, alegria e bondade.

A princípio, você pode achar que perdeu seu tempo e que apenas ficou pensando. Mas, muito acontece ao parar seu corpo. Ao relaxar e aquietar o corpo, a respiração se acalma. E, como a respiração está intimamente ligada à mente, ela faz a mente se tranquilizar. Isso acontece naturalmente.

Continua após publicidade

É um processo gradual. Com a prática regular, a mente vai se aquietando por ela mesma e os pensamentos vão diminuindo. Quanto mais você se dedicar a essa prática, com interesse e disciplina, maiores serão os benefícios. Você cria seu próprio milagre e atrai bênçãos.

Esses benefícios e bênçãos estão disponíveis para qualquer pessoa que dedique tempo para se comprometer com essa prática tão transformadora que nos conecta com nossa verdadeira essência e divindade.

Importante você se comprometer e se motivar. Como você toma banho e se alimenta todos os dias, você medita para relaxar corpo e mente e se alinhar com o divino em seu interior.

Continua após publicidade

Conselhos úteis para sua meditação:

Nem tente parar sua mente. Observe os pensamentos que surgem e deixe… que eles irão embora. Eles são como hóspedes que vêm e vão.

Segredo da meditação – aqui está a chave da meditação: sem lutar com seus pensamentos, torne-se um observador dos pensamentos. Torne-se a própria testemunha da mente.

Experimente meditar:

Dedique quinze minutos para sentar em silêncio. Não se preocupe com o relógio, nem de marcar o tempo. Com a prática, a mente se habitua ao tempo determinado por você e lhe faz voltar da meditação.

Sente-se em uma cadeira ou poltrona, com os pés paralelos, apoiados no chão.

Não precisa sentar-se no chão, com as pernas cruzadas, em uma posição desconfortável que pode distrair a mente pela dor nas pernas e na coluna.

Apoie-se sobre os ísquios, que são os ossos dos quadris para alinhar bem sua coluna.

Coloque as mãos para baixo sobre as coxas.

Feche os olhos naturalmente. Alinhe sua cabeça e queixo.

Relaxe os músculos do rosto. Deixe um sorriso bem gostoso vir de dentro de você.

Deixe sua postura firme, mas relaxada. Sem tensão nos ombros. Relaxe e abra os ombros.

Naturalmente leve sua atenção para o espaço entre as sobrancelhas. Isto ajuda a criar ondas alfa, que é o aquietar das ondas mentais e cerebrais.

Traga sua atenção para o ritmo natural da respiração. Observe a entrada e saída do ar. Sem fazer nada para respirar, apenas deixe a respiração fluir naturalmente. Fique centrado na respiração que entra e sai. Entenda que é a vida que respira em você, para você.

Deixe seu corpo relaxar na respiração. Acompanhe a respiração e repita mentalmente: estou inspirando, estou expirando.

Para acalmar ainda mais sua mente, você pode se apoiar em um mantra como Om Namah Shivaya, que significa: Eu honro Deus que habita em mim. Ao inspirar e expirar, silenciosamente, repita o mantra.

Não se preocupe se pensamentos vierem. É natural. Quando puder, gentilmente, volte para o mantra e para a respiração.

Quando terminar a meditação, traga a consciência de volta à respiração. Sinta a respiração acalmando cada parte de seu corpo. Abra os olhos lentamente. Você pode gentilmente soltar os ombros, fazer suaves movimentos de rotação com a cabeça, bocejar gostoso, se sentir vontade.

Após a meditação perceba como se sentirá mais acordado para a vida, mais leve e disposto. A meditação recupera o cansaço ou falta de sono. Traz mais entusiasmo e tranquilidade.

Dedique um tempo diariamente, 10 a 15 minutos para sentar em silêncio, silenciar sua língua, seu corpo, e a mente, aos poucos, vai se aquietando também. Cultive a arte de meditar para sua própria cura e para expandir compreensão, tolerância e amor ao seu redor.

Não se permita viver com uma mente com emoções tóxicas, porque cada pensamento negativo deixa uma impressão em todo o campo da inteligência e subconsciente. Viver em equilíbrio é uma grande conquista e um bem elevado para você e para quem convive com você.

Aprenda a valorizar uma mente tranquila e positiva. Acalme seu diálogo interno e preste atenção à sua vida interior, e assim, você será orientado pela intuição e pelo espaço divino dentro de você.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!