Mudei para uma cidadezinha que não tem academia. Como continuar minha atividade física?

por Simone Sarti

“Estou caminhando na rua ou na esteira. Mas qual dica você pode me dar para aumentar minhas atividades físicas, pois antes eu fazia estepe, localizada e um pouco de musculação com peso leve.”

Continua após publicidade

Resposta: Uma das coisas que você pode fazer é aumentar gradativamente a intensidade do que você ainda faz, como a caminhada e a esteira.

Caminhar na esteira com inclinação, ou procurar áreas com subidas, vai incrementar o trabalho aeróbio (cardiovascular) e ainda vai exigir bem mais da musculatura dos membros inferiores, compensando assim a falta dos exercícios localizados, pelo menos num primeiro momento. Nesse caso, você deve intercalar os treinos. Um dia um treino mais rápido, porém mais pesado, com as subidas, no outro, mais leve com maior duração.

Para os exercícios de outras regiões do corpo, como você fazia musculação e localizada, uma opção seria trabalhar com elásticos ou faixas elásticas, que são fáceis de adquirir, guardar e carregar. Elas permitem uma grande variedade de movimentos com resistência para braços, peitorais, costas, etc.

No entanto, como tudo tem um lado bom e outro, nem tanto, a desvantagem do treinamento em casa, é que sempre há a possibilidade de uma execução errada, mesmo quando o indivíduo já faz há algum tempo. Esses erros posturais ou técnicos algumas vezes não causam problemas no momento, mas a longo prazo podem ter consequências desagradáveis.

Continua após publicidade

Nos vídeos de ginástica, (uma outra opção) você tem na sua frente um modelo de execução correta, mas no momento da realização do movimento, dezenas de detalhes devem ser observados e não tem ninguém ali que possa fazer isso para você.

Mesmo não havendo nenhuma academia, procure saber se há na cidade, algum profissional de Educação Física que atenda como personal trainer. Você pode investir nisso no lugar da academia ou de comprar materiais de ginástica. É sem dúvida nenhuma, uma forma mais segura e eficiente de se exercitar.

 

Continua após publicidade