Como lidar com a sensação de vazio após anos de muito esforço para atingir um objetivo?

por Silvia Maria de Carvalho

“Sou uma pessoa muito intensa e insisto até alcançar o meu sonho. No meu trabalho consegui realizar sonhos antes impossíveis. Porém, passei demais do limite, trabalhei quatro anos direto sem finais de semana. Hoje com meu objetivo atingido, sinto-me vazia, cansada ao extremo a ponto de não poder curtir o ‘prêmio’. Dei me tanto ao trabalho que agora não consigo recuar e não tenho forças para continuar. Como saio disso?” 

Continua após publicidade

Resposta: Já dizia o poeta espanhol Antonio Machado: “Caminhante, não há caminho. O caminho se faz ao andar.” Ao pensar na sabedoria dessa questão, nos damos conta do processo, do momento, do aqui e agora; tantas vezes subjulgado.

Imersos às atividades do dia a dia, focamos na meta e marchamos, de cabeça erguida rumo ao futuro desconhecido. Estamos lá, mirando a chegada. A ansiedade nos engole como uma máquina de carne moída. Mal podemos sentir as dores e delícias do presente, facilmente esmagado pelo objetivo final.

Conseguimos enfim! Chegamos ao topo da montanha! E agora? O que fazer com a bandeira da vitória? Afinal, há que descer outra vez. Não se suporta o ar rarefeito das grandes altitudes por muito tempo.

A vida se dá no “arroz e feijão”. Grandes situações podem ser comparadas ao borbulhar da champagne: estão aí pra celebrar o desfecho. Importantes, é claro, mas como símbolo ou ritual de todo um percurso.

Continua após publicidade

Entendo perfeitamente seu sentimento. E acho que você tem agora uma enorme oportunidade. Paulinho da Viola aconselha em sua música Argumento: “Faça como o velho marinheiro que durante o nevoeiro, leva o barco devagar”.

Quantas vezes na vida não temos um objetivo claro. Quão natural é se perder, se encontrar e se perder outra vez. Assim como o sangue precisa circular em nossas veias, nossa vida precisa de movimento para ter equilíbrio.

Procure olhar ao redor e demorar no que faz. Procure olhar ao redor e ver riqueza nos detalhes, mesmo que não saiba bem pra onde esta indo. Não perca as belezas da estrada. Se pensar bem não se pode possuir o passado tampouco o futuro. De certa forma já chegamos! Grande tarefa aprender a desfrutar! Demore um pouco mais em cada movimento! Não perca tempo!
 

Continua após publicidade