Sente dor nos dentes? Saiba as possíveis causas

Da Redação

Sensibilidade nos dentes pode ser causada por vários fatores Sabe aquela ‘dorzinha’ que várias pessoas sentem quando consomem uma bebida ou alimento gelado ou muito quente? Essa sensação pode estar associada a um quadro de sensibilidade nos dentes e pode ser um sinal de que algo não vai bem com a saúde bucal.

“A sensibilidade dental aparece na maioria das vezes, por causa da exposição da raiz dos dentes na área do colo (região próxima à gengiva), devido à retração gengival, causada por vários fatores, desde uma escovação errada até por falhas nos tratamentos dentários”, ressalta a dentista Vivian Farfel. Ela responde algumas questões sobre esse assunto.

Continua após publicidade

1. Como se desenvolve a sensibilidade nos dentes?

Resposta: A pessoa não nasce com sensibilidade dentária. Trata-se de um problema que afeta 25% da população adulta, ou seja, um em cada quatro adultos manifesta o problema. Muitas pessoas relatam uma dor de dente na região próxima à gengiva, local que chamamos colo do dente. Na sensibilidade dental, ocorre a exposição da raiz dos dentes na área do colo, devido à retração gengival. Essa retração acontece por problemas periodontais, como inflamações na gengiva, por ingestão de alimentos ácidos, como frutas e bebidas gasosas ou por forte fricção da escova de cerdas duras sobre o tecido da gengiva, o que chamamos de escovação excessiva. Má higiene oral, acúmulo de tártaro, uso abusivo de substâncias clareadoras, mordida errada ou o hábito de ranger os dentes (bruxismo) também podem desencadear a sensibilidade nos dentes. Outras causas que levam a sensibilidade são: cáries, desgastes na superfície dos dentes, próteses dentárias e aparelhos ortodônticos e dentes fraturados, mesmo não estando cariados.

 2. Por que a pessoa sente dor nos dentes?

Resposta: Porque com a retração gengival, a raiz do dente fica sem proteção e milhares de canalículos, que vão da superfície até o centro do dente, onde fica um feixe nervoso, ficam expostos. Quando calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, a pessoa sente dor.

Continua após publicidade

3. Os dentes podem ficar sensíveis por causa do tratamento dentário errado?

Resposta: Sim, é aquilo que chamamos de iatrogenias odontológicas. Restaurações profundas sem a proteção devida, restaurações que alteram a altura do dente e causam contatos inadequados, tratamentos ortodônticos com força excessiva, restaurações mal adaptadas e que dificultam a higiene oral, falta de aconselhamento quanto à melhor forma de escovar os dentes e passar o fio dental são outros fatores associados ao problema.

4. O que ativa a sensibilidade nos dentes? Calor? Alimentos ou bebidas geladas? Ou doces?

Continua após publicidade

Resposta: Qualquer estimulo que afete os canalículos expostos é interpretado como dor, causando a sensibilidade.

5. Quais os tratamentos indicados para a sensibilidade nos dentes?

Resposta: Existem vários tratamentos possíveis, que devem ser indicados por um odontologista. Algumas das opções de tratamento são:

– Aplicação de flúor tópico nos dentes;

– Correção de maus hábitos de escovação que possam resultar em abrasão dentária e retração gengival;

– Utilização de escova de dentes macia; uso de cremes dentais de baixa abrasividade, com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis;

– Limpeza profissional para remoção de tártaro;

– Equilíbrio dos hábitos alimentares de forma a eliminar alimentos potencialmente abrasivos ou ácidos;

– Reavaliação das próteses, de forma a ajustar grampos apertados ou contatos excessivos;

– Tratamento das cáries ou das fraturas dentárias;

– Tratamento ortodôntico para eliminar contatos inadequados dos dentes;

– Controle do bruxismo, para impedir o ranger dos dentes, que leva ao desgaste excessivo, são outras alternativas para diminuir a sensibilidade. Até mesmo a laserterapia pode ser utilizada pelo dentista para o mesmo objetivo.

Fonte: Dra. Vivian Farfel (CRO-SP 59.111