Ser grato e generoso melhora o humor

por Emilce Shrividya Starling

“Não é a felicidade que nos traz gratidão. É a gratidão que nos traz felicidade”

Continua após publicidade

Estudos atuais demonstraram que a generosidade e gratidão caminham lado a lado nos níveis psicológicos e neurobiológicos.

Temos a autonomia de iniciar o espiral neurobiológico positivo de bem-estar que é disparado em certos neurônios pelos pequenos atos de generosidade e gratidão que praticamos a cada dia.

“A gratidão é a memória do coração”. A gratidão pode ser definida como “qualidade de ser agradecido, prontidão em reconhecer e retribuir gentileza”. Os sentimentos de gratidão alimentam nossa saúde física e mental e fortalecem os vínculos afetivos. Os benefícios acontecem tanto no nível psicológico como neurobiológico.

Pesquisadores americanos usaram imagens de ressonância magnética do cérebro para mapear as correlações neurobiológicas da gratidão. O objetivo era examinar as experiências de gratidão e identificar as correlações neurais.

Continua após publicidade

Um dos pesquisadores, Antonio Damásio, concluiu em seus estudos que: “Gratidão recompensa generosidade e mantém o ciclo do comportamento saudável.” Essa pesquisa mostra que generosidade e gratidão beneficiam a quem dá e a quem recebe.

Segundo a ciência, quando temos um pensamento, certos neurônios disparam em nosso cérebro. Se tivermos os mesmos pensamentos negativos, repetidas vezes, reforçamos as ligações entre as vias neurais. Dessa maneira, o cérebro volta facilmente para os padrões negativos e nos sentimos desanimados, irritados, infelizes e insatisfeitos.

Entretanto, se alimentarmos emoções positivas, pensamentos de gratidão, esperança, amor, podemos alterar fisicamente a estrutura do nosso cérebro. Criamos padrões mentais que fortalecem nosso bem-estar e nos tornamos mais calmos, contentes e compassivos.

Continua após publicidade

É necessário entender que existe uma conexão entre a maneira que nossos pensamentos afetam nossas emoções, nossas emoções afetam nossas escolhas e nossas escolhas moldam nossas experiências e nosso destino.

Temos escolhas para mudar nosso paradigma e padrões mentais.

Infelicidade em segundo plano

Eckart Tolee, em seu livro, Um Novo mundo, o despertar de uma nova consciência, explica o que é a infelicidade em segundo plano. Ele diz: “Além de suas manifestações óbvias, como raiva, rancor e inveja, o negativismo assume formas mais sutis que, por serem muito comuns, não costumam ser reconhecidas como tal, como impaciência, irritação, nervosismo e a sensação de estar cheio de uma situação ou de alguém, isto é, de ter chegado ao limite. Elas constituem a infelicidade em segundo plano, que é o estado interior predominante de muitas pessoas. Precisamos estar absolutamente atentos e presentes para detectá-las. Sempre que fizermos isso, será um momento de despertar”.

“Não é a felicidade que nos traz gratidão. É a gratidão que nos traz felicidade”.

Precisamos reconhecer essas formas sutis da raiva e do negativismo em nós. Prestar atenção em nossos pensamentos e observar quantas vezes eles são negativos e como geram impaciência, ansiedade, agitação, frustração, insatisfação. Para nos libertar dessas emoções tóxicas, o melhor antídoto é praticar a gratidão. Exercitar o agradecimento é um poderoso remédio que nos inspira, energiza e nos transforma para melhor.

Desprograme o condicionamento negativo da sua mente praticando a gratidão. Mude seu padrão cerebral de reclamar e seu conteúdo mental mudará. O ato de agradecer é muito mais poderoso do que se possa pensar.

Na medida, em que se pratica o agradecimento, o sistema neural aprende esse novo paradigma. Você pode mudar a dinâmica de sua vida e conseguir realizar seus objetivos, metas e se sentir mais pleno.

Quando praticamos a gratidão no nosso dia a dia, nós nos sentimos mais disponíveis para ajudar a família, amigos e até estranhos com quem entramos em contato. Ficamos abertos a auxiliar com boa vontade a compreender os outros com mais tolerância e compaixão.

A Filosofia do Yoga nos ensina a fazer da gratidão um hábito diário que pode aumentar os sentimentos de entusiasmo, perdão e alegria. Ao agradecer às pessoas, coisas e fatos, podemos experimentar mais amor e paciência. Ficamos livres dos sentimentos como a tristeza, insatisfação, raiva, ressentimentos, inveja que trazem infelicidade. Assim, podemos sentir mais leveza e alegria em nossa vida diária.

Como o mundo seria melhor e com menos violência, se cada um de nós incluísse pequenos atos de generosidade em nossos relacionamentos e retribuíssemos a boa vontade das pessoas com gratidão.

Com um sorriso, espalhe simpatia e amabilidade. Agradeça as pequenas ações cotidianas das pessoas ao seu redor. Exercite o agradecimento em uma fila de supermercado. Em vez de reclamar da demora das filas, olhe à sua volta. Agradeça ao que comprou. Agradeça ser autossuficiente e saudável. Sinta mais compaixão e paciência pelos idosos, pelas pessoas que estão trabalhando, pelo choro das crianças que necessitam de atenção e carinho. Sorria e agradeça a caixa que está lhe atendendo. Espalhe gentileza à sua volta.

Dê um bom dia caloroso e sorridente para seus familiares, para os vizinhos no elevador, para seu zelador, sua cozinheira e seus funcionários. Pratique a gentileza no trânsito, dando passagem para um carro mudar de pista ou sair da garagem. Sinta como esses gestos modificam seu humor. Sorria também para você mesmo.

Como disse o médium André Luis: “Antes de sair para execução de suas tarefas, lembre-se de que é preciso abençoar a vida para que a vida nos abençoe”.

Experimente passar um dia sem reclamar, sem criticar outra pessoa ou situação. Exercite não julgar a ninguém pelo menos por um dia. E à noite, antes de dormir, lembre-se de três coisas que tem para agradecer.

Perceba como se sentiu melhor por todo o dia. E se motive a sair do automatismo da reclamação.

Quando reclamamos de nossos afazeres e das pessoas, nossos pensamentos moldam nossa realidade e podemos sentir tédio, irritação, impaciência. Quando nos habituamos a agradecer, vemos a vida com uma perspectiva mais positiva e nos tornamos mais tolerantes e pacientes.

Entenda que reclamar não traz nada de positivo e facilmente se torna um hábito incorporado que esconde muitas vezes a semente da raiva, que é a grande inimiga de nossa felicidade interna. A única saída para parar de reclamar é se lembrar de agradecer na nossa vida diária.

Agradeça pela sua vida e oportunidade de evolução. Agradeça sua saúde. Agradeça pela sua família, amigos e relacionamentos. Agradeça ao seu trabalho em vez de reclamar. Agradeça até as dificuldades e desafios que lhe fortaleceram e lhe tornaram uma pessoa mais compreensiva e tolerante.

Entregue. Confie. Agradeça e atraia o melhor para sua vida. Namaste! Deus em mim agradece Deus em você! Fique em paz!