Mergulhe no seu Ser interior e alcance a felicidade

por Emilce Shrividya Starling

O ser humano vive em busca da felicidade. Os ricos tentam comprar a felicidade, os jovens a buscam nos prazeres dos sentidos, os poetas aspiram pela felicidade inatingível, os filósofos a contemplam, mas poucos a alcançam, pois a buscam fora de si mesmos.

Continua após publicidade

Muitos mestres do Yoga nos ensinam: “Viaje para dentro de si mesmo. Mergulhe para dentro de seu Ser interior . Encontre lá a verdadeira felicidade.”

A maioria das pessoas não entende essa linguagem. Não acreditam nisso e ficam buscando a felicidade apenas no mundo exterior. E, como não a encontram, afirmam que ela não existe, que é ‘apenas um sonho de sonhadores que não acordam’.

A felicidade que o Yoga nos fala vem do desenvolvimento de qualidades como alegria pura, a paciência, a tolerância, a tranquilidade, a sabedoria, a bondade, o amor incondicional, a compaixão, o autodomínio, o perdão, a perseverança.

Quando vamos adquirindo paciência, várias qualidades vão surgindo de nosso interior, mas se não tivermos paciência e tolerância, vamos perdendo a tranquilidade, a alegria, a sabedoria.

Continua após publicidade

Precisamos compreender como lidar com nossa mente e nossas emoções para cultivar a felicidade. É preciso treinar nossa mente e as emoções para sermos mais tranquilos e alegres.

Como treinar nossas emoções? Primeiro, precisamos aprender a aceitar a vida como ela é agora. Agora é o único momento que existe.

Não podemos apagar nossa história, nem nos rejeitar, nem lutar contra os acontecimentos ou com a mente. Podemos e devemos reescrever nossa história, vendo os acontecimentos com a luz da sabedoria e da tolerância.

Continua após publicidade

Podemos nos libertar dos traumas do passado com a luz do perdão e da aceitação. Podemos superar os desafios, com coragem e força interior. Precisamos aprender a gerenciar os pensamentos, escolhendo pensamentos positivos. Precisamos aprender a proteger a nossa emoção da tensão e ansiedade que vem dos pensamentos negativos.

Nesse treinamento emocional, o Yoga nos ensina a pensar antes de agir e não apenas reagir às emoções. É preciso escolher o correto pensamento, a correta palavra e a correta ação.

A sábia Filosofia do Yoga nos ensina: “Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você. Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem para você.” Essas são regras de ouro, wp_posts preciosas para a paz interior, para a conquista da serenidade, da felicidade e compaixão.

Para treinar a emoção, é necessário valorizar a vida, sentir gratidão pelo momento presente, sentir gratidão pelo que tem agora, sentir gratidão pelas pessoas e coisas.

Muitas pessoas sofrem de irritação, depressão, medos, irritação e baixa autoestima, porque não treinaram suas mentes e suas emoções para mudar sua história pessoal.

Não existe felicidade no planeta Terra como todos nós gostaríamos de ter. Aqui é uma escola . Um local de muito aprendizado e devemos ter coragem para superar nossas dificuldades e desafios. Aceitar o que estamos colhendo no momento presente, sem revolta e extraindo lições dos acontecimentos.

Podemos e devemos encontrar o caminho da felicidade através da mente pacífica, do amor do Ser interior, do coração agradecido e confiante.

Ninguém pode controlar as emoções se não aprender a controlar a agitação dos pensamentos. Somente podemos sentir o que pensamos.

É importante a qualidade de nossos pensamentos. Se ficarmos pensando que os obstáculos são intransponíveis, ficamos presos pelo medo que nos paralisa.

Precisamos ter discernimento e razão, mas se pensarmos demais nas dificuldades, perdemos a confiança e a esperança.

Quem pensa excessivamente ou age sem pensar, se desgasta muito, se irrita com facilidade, não tem concentração, trava a inteligência, vive agitado e triste.

Não é fácil acalmar nossas emoções, principalmente no mundo moderno com tantas informações ligadas à violência, morte, doenças, acidentes, problemas financeiros. O mundo se tornou uma fábrica de estresse e ansiedade.

Apesar de haver tantas diversões, jogos eletrônicos, e muito lazer, as pessoas estão deprimidas, tristes, nervosas. Muitas não têm saúde emocional, pois vivem cansadas, ansiosas, com cefaleia, com insônia, fadiga excessiva e hiperatividade. Muito desses sintomas psíquicos e psicossomáticos vem das emoções descontroladas que são causadas pela hiperprodução de pensamentos.

Devemos compreender que é possível gerenciar nossos pensamentos, cortar na raiz os pensamentos que nos perturbam, pois se nós não os controlarmos, eles aprisionam nossas emoções. Daí surgem os conflitos, os traumas e medos.

Não se sinta vítima diante dos problemas. Não se sinta um coitadinho, sem saída diante da vida. Lembre-se que as doenças emocionais e psicossomáticas surgem dessa atitude derrotista.

Liberte-se das preocupações excessivas com o trabalho, com o corpo, com a opinião dos outros, com a busca por prazeres errados.

Entenda algo muito importante: ninguém consegue controlar a mente nem diminuir a produção de pensamentos lutando contra ela. Ninguém controla o redemoinho das emoções quando elas já surgiram nos envolvendo.

A prática da Raja Yoga, (Yoga do autodomínio), nos ensina a dominar a mente negativa e assim, equilibrar as emoções, conquistando paz de espírito, controle dos sentidos e autoconfiança.

Um dos ensinamentos da Raja yoga que transforma nossa vida para melhor, é desenvolver a vigilância sobre os pensamentos, cortando na raiz qualquer pensamento negativo, substituindo-o por um pensamento oposto, positivo.

Isso não se alcança da noite para o dia, mas com paciência, prática constante e determinação, você desenvolve essa vigilância, e percebe que tem escolhas. Que pode escolher o que pensar. Que pode pensar mais positivamente e desfrutar desse estado interior de serenidade.

Clique aqui e leia meus textos sobre como dominar sua mente e equilibrar suas emoções: Três atitudes para você dominar sua mente; 16 dicas de ouro para ficar em paz com a sua mente; Treine controlar seus pensamentos.

Assim a prática da Raja Yoga e o treinamento de estar presente na vida diária são instrumentos poderosos para diminuir os pensamentos, para acalmar a mente e as emoções.

Decida ser mais feliz . Experimente as práticas do Yoga. Sinta como o Yoga realmente funciona e como você vai conseguindo o apaziguamento das emoções e da mente.

Abrace sua coragem interior e modifique sua história, superando obstáculos, acreditando em você e na vida. Sua atitude positiva e confiante prepara o caminho para a saúde emocional e para a felicidade da mente pacífica. Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!