Sou exigente demais na escolha do meu par amoroso? Como superar isso?

por Eduardo Yabusaki

Quando iniciamos um relacionamento, muitas vezes nos deixamos levar pela idealização de que a outra pessoa seja perfeita e que irá atender todas nossas expectativas. Entretanto, nem tudo acontece assim.

Continua após publicidade

É comum existir uma grande motivação no início do relacionamento, mas é importante termos clareza do que realmente ele pode oferecer. Muitas vezes a paixão nos cega e não nos permite ver os defeitos inerentes à pessoa e que terão reflexos na relação.

A idealização do outro como perfeito faz parte do processo de conquista.  No entanto, ao nos depararmos com divergências e defeitos, não podemos deixar que se tornem destrutivos. Isso porque frustrações e decepções nos tornam rigorosos, críticos e presos a detalhes; ficamos como uma visão microscópica sem observar o todo da relação. Enfim, temos a tendência de não concordar com o que vemos de diferente.

Deve-se ter o cuidado de não nos transformarmos em pessoas demasiadamente exigentes, impedindo que os laços cresçam e o relacionamento evolua. Afinal, ninguém e nenhum relacionamento é perfeito, sempre precisará de ajustes e entendimentos para que a convivência se torne possível e envolvente.

Passado o furor inicial da paixão, naturalmente os ânimos se acalmam e vem a lucidez que nos faz enxergar de forma equilibrada virtudes e defeitos. Porém, isso não é motivo para frustração ou término, mas sim uma oportunidade de conviver com dificuldades e conflitos que, se superados, trarão crescimento à vida a dois.

Continua após publicidade

O mais importante é ter claro que tudo se resolve com paciência, tolerância e bom diálogo sempre.

O entendimento só é possível com o saudável enfrentamento, fazendo com que os alicerces do relacionamento sejam construídos e fortalecidos.  

Amar sem medo e se entregar ao relacionamento é sempre um bom caminho. Ouse, arrisque e viva intensamente!

Continua após publicidade

O príncipe virou sapo? Saiba como superar…

1ª) Tenha clareza do que realmente o relacionamento pode oferecer;

2ª) Não deixe que os defeitos que você passou a enxergar nele sejam destrutivos;   

3ª) Não seja rigorosa, não fique presa a detalhes, isso faz você perder a visão do relacionamento como um todo;   

4ª) Não deixe que seu nível de exigência impeça a relação de fluir e evoluir;   

5ª) Transforme frustração e conflitos numa oportunidade  de crescimento, através de um enfrentamento saudável das divergências;

6ª) Tudo se resolve com paciência, tolerância e bom diálogo sempre.