Como diria Rousseau…

por Samanta Obadia

Civilização é algo que só podemos perceber diante de situações trágicas. Ter paciência e educação nos bons momentos é fácil. Ser cordial e gentil nos instantes felizes não faz grande diferença. Entretanto, medimos a grandeza de um ser humano quando, diante das adversidades, ele é capaz de não ferir o outro.

Continua após publicidade

O célebre filme “Um dia de Fúria”, de 1993, estrelado por Michael Douglas , retrata bem as consequências das ações de um homem estressado, diante de problemas cotidianos. Num efeito dominó sua vida vai tornando-se cada vez mais caótica.

É comum as pessoas justificarem sua falta de delicadeza por causa do cansaço, do estresse diário, do desemprego, da falta de amor, etc., cada um tem os seus motivos para se desequilibrar e atacar o outro. Na verdade, não é uma questão de controle emocional, mas de civilidade.

Observemos o povo japonês nestas últimas semanas de março de 2011, diante da tragédia que enfrentam em seu país. Com fome e frio, aguardam em imensas filas nos estabelecimentos comerciais, em busca de alimentos, água e combustível, e, contudo, mantêm a ordem, o respeito e a educação.

Não ocorrem saques, roubos ou pânico. Nós, brasileiros, estamos assustados e comentamos tamanha consciência e civilização. Quando, na verdade, devíamos nos surpreender com o contrário, com os que roubam e agridem sem motivos.

Continua após publicidade

Em silêncio, admiro os japoneses que em estado de guerra comportam-se como num dia de paz. Um povo que, diante das dificuldades, não sai do seu centro, do objetivo que deveria ser de todos nós, o de ser humano.

Pobres os povos, que com tanto brigam por tão pouco. O quão próximo estão dos animais primitivos que brigam por comida. São esses os mesmos que destroem o público, sem a consciência do que é ‘nosso’.

Atitudes civilizadas, diria Jean-Jacques Rousseau, é o reflexo de investimentos na educação e na arte, para que os homens se reconheçam uns nos outros sensivelmente.

Continua após publicidade

______________

O título original é ‘Falling Down’, trata-se de um homem emocionalmente perturbado que perdeu seu emprego e vai ao encontro de Beth (Barbara Hershey), sua ex-mulher, e da filha, sem requer reconhecer que o seu casamento já acabou há muito tempo. Em seu caminho, William vai eliminando quem cruza seu destino.

Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 28 de Junho de 1712 — Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo. Foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata suíço. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor do Romantismo.