Pelo direito de sonhar

por Samanta Obadia

Por algumas horas, tive o prazer de assistir ao espetáculo teatral “Por uma noite” no teatro das Artes.

Continua após publicidade

O brilho das vozes dos cantores/atores encantou a plateia diversificada. A história do sonho americano e a leveza como o assunto foi tratado, proporcionou um tempo de lazer alegre para todos, momentos tão raros em nosso cotidiano.

“Por uma noite” fala da necessidade do ser humano de sonhar, e experenciar o seu talento individual como possibilidade de criação e de realização solidária.

“Por uma noite”, músicos arriscam o palco como atores, e reinventam o sonho de protagonizar na Broadway, reinterpretando canções consagradas, em uma ‘colcha de retalhos’ bem montada de famosos espetáculos, desde ‘O Fantasma da Ópera’ até ‘Grease’.

Neste dia em especial, uma cantora/atriz estrelou. Seu nome, Paola Soneghetti. Com uma voz belíssima levantou o teatro, que a ovacionou durante o espetáculo. Tenho a impressão de que até os pássaros emudecem ao ouvi-la cantar.

Continua após publicidade

Em um contexto leve, a história nos conduz para o lugar dos jovens personagens que buscam realizar seus sonhos através das frustrações de seus pais ou de suas próprias histórias e lutas.

Esta ideia nos remete mais uma vez a pensar em quantas vezes o atrapalhado cotidiano nos impede de sonhar, de planejar e, obviamente, de percorrer o caminho da realização de nossos planos.

O mundo atual, com seu bombardeio de informações, não nos dá espaço para os sonhos. E isso é muito triste, porque o fim dos sonhos é o fim do futuro que surge da esperança e da expectativa de criar o novo.

Continua após publicidade

Parabéns à iniciativa da produtora, que expôs os jovens talentos de maneira corajosa, ousando com o tema, com o grupo de cantores/atores/bailarinos e, principalmente, com a reflexão provocante diante de um tempo que nega o sonho e prioriza a prática árdua em favor do sistema capitalista consumista, sem lugar para a criatividade.

Baseado no livro de L.F.Filgueiras, adaptação e produção geral de Victoria Dannemann, em cartaz no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, Rio de Janeiro.