DESTAQUES

Brasil tem recursos naturais em abundância, mas é preciso saber explorá-los

Marilena Lavorato 01/01/2016 SERVIÇOS

por Marilena Lavorato

"O Brasil sempre foi um país rico em recursos naturais e por isso mesmo grande produtor de grãos e de carne."

Quando exportamos grãos, estamos exportando mais do que o commoditie (mercadoria) em sí. Estamos exportando solo, água e sol. Quando exportamos carne, também.

Para produzir determinados tipos de grãos ou mesmo para criação de gado, o País tem que ter esses recursos naturais em quantidade e qualidade necessárias.

Em alguns casos, terá que ter esses recursos em abundância, porque alguns grãos consomem muita água ou necessitam de muito sol. Para conseguir solo para plantar, muito já foi desmatado - com motosserras, queimadas etc. Derrubaram árvores, emitiriam CO2, e a interferência no clima é inevitável. As nascentes ficam vulneráveis, o solo vai à exaustão e o clima vai ao extremo das cheias às secas em total desiquilíbrio.

O Brasil sempre foi um país rico em recursos naturais e por isso mesmo grande produtor de grãos e de carne. Mas os excessos cometidos por décadas apresenta sua conta na forma de escassez e aquecimento. A crise hídrica e os verões rigorosos que o Sudeste e o Centro Oeste estão sofrendo certamente é resultado desse excesso de desmatamento e emissões. Juntamente com isso vem a poluição dos rios, encarecendo ainda mais o uso de suas águas. Isso tem um impacto direto na economia e na vida das pessoas.

O sol em quase todos os dias do ano nos dá a chance de usar nossos recursos naturais como matriz energética. O vento na linha do equador também permite seu uso na energia eólica. Isso sem contar as ondas do mar com toda costa marinha. Mas esses recursos devem ser gerenciados de forma correta, dando competitividade ao País. Recurso natural é patrimônio valioso. Deve ser mantido em equilíbrio, pois caso contrário, mataremos a nossa galinha dos ovos de ouro.

 

 




Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.