O que o Power Plate ‘pode’ fazer?

por Simone Sarti

O "Power Plate" é um aparelho para ginástica, fisioterapia ou relaxamento na forma de uma plataforma que vibra; o individuo realiza os exercícios convencionais sobre esta plataforma, com a diferença que ela gera vibrações mecânicas (uma média de 30 a 60 vibrações por segundo) provocando desequilíbrios e forçando o individuo a utilizar mais músculos para manter o equilíbrio ao mesmo tempo em que realiza o exercício. O principio é fazer com que os músculos sejam estimulados através do reflexo constante de contração-relaxamento criado pela instabilidade da placa. Sua eficiência foi comprovada por estudos feitos pela American College of Sports Medicine e as vantagens são descritas como:

Continua após publicidade

– redução do tempo de treinamento: é possível trabalhar todo o corpo em aproximadamente 20 minutos.
– resultados superiores ao treino comum por solicitar maior número de fibras musculares para um mesmo exercício, permitindo o melhor desenvolvimento da força e massa muscular.
– o esforço despendido para executar o movimento é maior, mas não há sobrecarga de peso.
– menor desgaste articular.

Apesar dessas vantagens é preciso começar devagar. Mesmo quem está acostumado a exercícios, sente uma certa dificuldade, e é importante que se tenha boa consciência corporal e um professor para acompanhamento constante, pois como qualquer outro exercício, se mal feito pode acarretar lesões.

Também não dá para se iludir, achando que é só subir que o aparelho vai fazer milagres, mesmo a cantora Madonna, não ficou com o corpo de "Madonna" só utilizando essa máquina; ela é dedicadíssima aos exercícios, faz muita musculação, se empenha na "power yoga". É mais difícil fazer os exercícios na plataforma e por isso é preciso muito esforço.

O Power Plate tem sido muito utilizado para fins terapêuticos, principalmente na prevenção da perda da densidade óssea. Outras aplicações são utilizadas, mas sempre com protocolos exclusivos para essas aplicações, por exemplo, na reabilitação pós-cirurgica, estabilização postural, prevenção da atrofia muscular etc.

Continua após publicidade

O trabalho no Power Plate possui todos os benefícios de uma atividade física regular e bem orientada, inclusive na estimulação do sistema hormonal (produção natural de testosterona, do hormônio do crescimento, na inibição do *cortisol).

Um possível resultado em menor tempo vai depender sempre de vários fatores como, o histórico de ginástica, grau de condicionamento físico que se encontra no inicio do treino, freqüência e intensidade do treino e outros.

Tem contraindicação?

Continua após publicidade

O Power Plate é relativamente novo e até então não foi descrita nenhuma contraindicação,desde que o programa de exercícios seja adequado, seja montado respeitando as características de cada um e seus objetivos. Os exercícios que serão feitos no aparelho, serão os exercícios convencionais, porém será um pouco mais difícil executá-los, portanto o programa deve estar adequado para cada praticante.

*Cortisol: hormônio liberado em resposta ao estresse, ele aumenta a pressão arterial, o açúcar do sangue, além de suprimir o sistema imune.