Divisão de tarefas domésticas melhora vida sexual; indica pesquisa

Uma das questões mais levantadas pelas mulheres numa pesquisa realizada por uma empresa especializada em gestão do tempo e produtividade pessoal e empresarial, foi a falta de ajuda dos companheiros nas atividades domésticas.

Elas revelam que sentem a necessidade desse compartilhamento e que essa é uma das maneiras de ajudá-las a terem mais tempo de cuidar de si mesmas.

Continua após publicidade

Segundo a pesquisa, 78% afirma não ter tempo para sexo e relacionamentos. Christian Barbosa, diretor da empresa e idealizador do estudo, conta que esse número é reflexo do excesso de responsabilidades destinadas às mulheres. “Muitas delas trabalham, estudam, cuidam dos filhos, da casa e ainda precisam encontrar um tempo livre nas 24 horas do dia para serem esposas, amigas e também cuidar de si mesmas”, diz. “Esse excesso de tarefas faz com que as mulheres tenham um senso de urgência muito elevado, isto é, elas passam a resolver aquilo que é prioritário e o que é importante para os outros, assim, esquecem até de si mesmas”, aponta.

Foram mais de 5.300 mulheres, com idade média de 34 anos, que responderam ao questionário. Segundo a pesquisa, muitas das que afirmaram não haver o compartilhamento de tarefas domésticas adequado disseram também que, em muitos casos, isso acontece porque os homens acabam se acomodando, uma vez que sabem que a mulher não deixará de realizar o que precisa ser feito dentro de cada. Mas, segundo Christian, esse pensamento é vestígio do passado. “Quando a mulher só trabalhava em casa isso era real, mas hoje, além de manter sua casa arrumada e cuidar dos filhos, elas também tem sua vida social e trabalham fora. Esse conceito de mulher só dona de casa está entrando em extinção”, afirma.

Um relatório elaborado pelo Conselho sobre Famílias Modernas reuniu dados de diversas pesquisas e descobriu que os homens americanos “aprenderam a lição” e estão ajudando mais as esposas nas atividades domésticas. Um dos estudos mostra que a contribuição masculina para as tarefas do lar dobrou nos últimos 40 anos. Outro diz que, no mesmo período, os maridos triplicaram o tempo que passam com os filhos.

Além da percepção de que o mundo mudou, outro fator pode ser levado em conta pelos maridos. Para o psicólogo Joshua Coleman, a divisão justa das tarefas do lar tem como resultado direto um casamento mais feliz e com mais sexo. Ele afirma que se o homem ajuda em casa, a mulher entende que ele realmente se preocupa com ela e que não a trata como empregada. Isso resulta em maior satisfação por parte do público feminino e um relacionamento melhor entre o casal.

Continua após publicidade