Mulheres buscam sexo casual e desejam homens sarados

por Arlete Gavranic

Neste artigo abordarei o tema sexo casual. Tomo como mote a personagem do folhetim global Insensato Coração: Bibi, uma mulher bem resolvida que vive “pegando” garotões para uma transa e nada mais.

Continua após publicidade

As pessoas no geral só falam mal desse comportamento. Mas há vantagens para quem opta por esse tipo de sexo.

Quais são os prazeres nesse tipo de aventura?

A excitação pelo desconhecido e sem compromisso tende a ser maior?

Entregar-se a esse prazer com os devidos cuidados pode ser uma experiência única?

Continua após publicidade

A personagem Bibi tem um lado decidido e determinado, porém, extravagante e mimado: uma característica egocêntrica bem forte, de que ‘pode’ tudo – “eu sou o centro do mundo”. Ela age de modo manipulador visando só o seu prazer.

Muitas mulheres precisariam aprender a ter uma certa dose de determinação como a demonstrada por ela em muitas situações. Por exemplo, ir na conquista de um objetivo é uma característica positiva de pró-atividade. Isso pode ser vivido também na esfera sexual.

Mas aí entra uma questão imprescindível que envolve valores morais e traços de personalidade.

Continua após publicidade

Elas querem os jovens e sarados

O fato de buscar homens bonitos-sarados e jovens não é um problema. Muitas mulheres vêm acordando para seus desejos que inclui um comportamento similar ao masculino: buscar corpos mais jovens.

Esse comportamento antes estrelado por artistas, hoje, vem se tornando mais frequente e aos poucos a valorização do corpo masculino como objeto de desejo passa a ser incorporado na vida das mulheres de todas as faixas etárias.

Esse prazer pode ser intenso? Sim, muitas vezes é um pico de excitabilidade incomparável. Mas o que excita nem sempre é o sexo ou o encontro sexual, mas o processo de conquistar e dizer: “consegui”.

Mas o que chama atenção na personagem Bibi é que a excitação da conquista e o prazer rápido, intenso e furtivo também remete a um padrão de comportamento de mulheres que carregam conteúdos ocultos. Exemplos: mágoas de traição afetiva e sexual; ter visto a mãe ser traída em casa e com isso desacreditou na possibilidade de vínculos.

Muitas dessas mulheres desenvolvem um medo enorme de se envolverem afetivamente e passam a buscar relacionamentos mais excitantes do que envolventes ou interessantes, principalmente nos aspectos afetivos e existenciais. Se esse é o caso da personagem, só o autor sabe.

O prazer dessas relações pode ser intenso devido ao prazer da conquista, sentir-se poderosa, desejada. Isso dá uma alavancada na autoestima e um reforço na autoconfiança dessa mulher até um certo momento.

Existencialmente as pessoas – seres humanos – buscam vínculos de afetividade que tragam uma relação entre: existir, sentir e ser valioso para si e para o outro. Essa questão existencial não satisfeita pode levar à carência e ao desejo de não mais querer só uma aventura.

Riscos

É necessário o cuidado de nunca esquecer o preservativo, pois você não sabe nada da história dele e cuidar-se é primordial. Muitas mulheres ousam arriscar e contraem DSTs desnecessárias.

É preciso cuidado para não provocar nesse homem a sensação de homem-objeto. Isso pode desencadear em alguns um sentimento de agressividade ou vingança.

Algo fundamental que uma ‘Bibi’ precisa, é aprender a perder. Nem todos cederão aos seus encantos e seduções, e aí é que a questão de valores, moral e equilíbrio psíquico entram em questão.

A manipulação feita por ela é um recurso escuso e nada tem a ver com poder de sedução, e sim com um traço de caráter manipulador. E pode não haver limites para não perder uma conquista: como destruir a vida do outro, seus vínculos familiares ou profissionais.

Pode ser que tenhamos mais uma vez nessa novela exemplos de perfis psicopáticos.

Viver uma sexualidade mais liberal, sem tantos envolvimentos e rótulos é possível, mas sem negar possíveis interesses afetivos e sem a carga de manipulação de quem não admite perder.

Prazer, sexo, sedução e conquistas são uma aprendizagem e não um jogo mimado. Perder faz parte do jogo da vida dos que estão em campo!

Sexo casual: vantagens e desvantagens

Vantagens:

1. a excitação da conquista sempre faz você se cuidar;

2. a autoestima e a autoconfiança andam juntas e se autorreforçam quando você vive uma nova conquista;

3. o padrão de excitação fisica e psíquica fazem do sexo algo desejavel: pensar em sexo promove o aumento de libido;

4. o prazer pode ser intenso, pois segue o padrão da novidade, como nas novas paixões;

5. no sexo casual você nunca corre risco de ter sogra… rs!

Desvantagens:

1. você nunca sabe o risco que corre, principalmente ao sair com estranhos: se ele é sadico, agressivo ou tem “manias”. Deixe sempre uma amiga avisada de seu paradeiro e um telefone de socorro engatilhado no toque rápido do celular.

2. nunca abra mão do preservativo; tenha na bolsa o preservativo feminino, se ele não gosta de usar, use você

3. sexo casual traz emoção e excitação, mas geralmente deixa uma lacuna de afeto, cuidado para não se encantar pelo sedutor – o pior de todos! – leia mais

4. cuidado para não se tornar vingativa ou depressiva ao ouvir um fora. Poder de conquista é uma coisa que nunca tem garantia de sucesso eterno.