Meu namorado é viciado em pornografia. O que faço?

por Anette Lewin

A gente conversou e ele falou que está difícil de controlar

Continua após publicidade

Resposta: O que você tinha para falar para ele você já falou, não é? Então acho melhor você tentar evitar preencher sua vida com conteúdos da vida pessoal dele, pois isso só atrapalha o relacionamento de vocês. Você acaba se sentindo impotente duas vezes: uma por não poder fazer nada e outra por sentir seu desejo diminuindo. Retome suas coisas e dedique-se de verdade a elas, pois só através de seus conteúdos pessoais você se sentirá preenchida, gratificada, fortalecida e retomará a posse de seu desejo sexual.

Será que meu namorado é gay?
Meu namorado quase não me beija. Ele tem ansiedade na hora do sexo, o que lhe causa impotência. Ele está fazendo terapia sexual para resolver esses problemas. Porém, por ele ser meio delicado, inclusive na cama, e ter uma voz meio fina, tenho desconfiança de que ele seja gay

Resposta: Não dá para ter certeza do que se passa na cabeça de seu namorado, se ele sente atração por homens ou não. Somente ele pode, talvez através de uma terapia, resolver essa questão. Você deve refletir sobre a sua possibilidade de aceitá-lo como ele é, pois mesmo com terapia, dificilmente ele se tornará um amante muito diferente do que é agora. Tente entender qual é a importância do sexo para você, quais as características que você aprecia em seu namorado e tire uma conclusão. Lembre-se que sexo é uma parte importante no relacionamento mas, por si só, não é capaz de segurar nenhuma relação a longo prazo.

Por que ele curte faxineiras e empregadas?
Descobri que meu ex-marido há muitos anos transa com faxineiras e empregadas

Continua após publicidade

Resposta: Talvez o que você precise de fato é voltar a se interessar por você mesma ao invés de ficar tentando decifrar o enigma de seu ex-marido. Você notou que em seu e-mail você só fala dele? E você? Onde fica nessa história? Seu ex parece ser uma pessoa compulsiva e problemática. Isso você já sabe. O que falta é decidir se você quer mesmo se dedicar a uma pessoa assim.

Entendê-lo não vai modificar o comportamento dele. E pelo jeito ele não tem muita vontade de mudar, não é? Então, mude o foco e tente entender melhor sua própria cabeça. Será um passo muito mais eficaz em direção a uma vida mais saudável.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade