Grande diferença de idade entre os parceiros afetar a vida sexual?

por Sandra Vasques

“Qual a importância da diferença de idade na vida sexual: um homem com 48 e a mulher com 22?”

Continua após publicidade

Resposta: A importância da diferença de idade vai depender de cada casal. Tanto o homem mais velho tem aspectos que facilitam e outros que dificultam esta relação, como a jovem de 22.

Temos que levar em consideração que homens de 48 anos hoje em dia são diferentes dos homens de algumas décadas atrás e, além disso, podem ser bem diferentes uns dos outros em relação ao reflexo da idade em seu corpo e cabeça.

Os homens têm se cuidado mais, da saúde geral e do corpo e portanto têm muito mais disposição, flexibilidade, criatividade, que se somam à experiência própria de quem já trilhou um caminho mais longo. Por outro lado, existem homens que já se acomodaram, não se cuidam, e deixaram que o tempo tomasse conta de seu físico e de suas emoções e relações com o mundo.

Se esse homem de bem com ele e com a vida encontra uma garota de 22 anos, tem muita chance de conseguir lidar de forma positiva, com as inevitáveis diferenças que podem surgir. Que diferenças? Uma garota de 22 está em pleno movimento de descoberta da vida, de sua sexualidade, lidando com as novidades das sensações e das possibilidades que seu corpo jovem, saudável, com os hormônios a toda lhe proporciona. Naturalmente é mais inexperiente e portanto pode enxergar problemas e dificuldades onde o homem mais velho sabe que um pouco de tempo e paciência pode resolver muito bem a situação.

Continua após publicidade

Além disso, olhando para a vida de modo geral, a garota está começando a planejar sua vida e o homem está na fase da colheita dos frutos, o que pode trazer um certo descompasso, se isso não for bem administrado.

Mas falando da atividade sexual propriamente dita, a jovem tem um pique acelerado e nosso homem de 48, já não tem a mesma disposição de um rapaz da mesma idade da garota. No entanto, ele pode compensar a quantidade menor, com a experiência e qualidade da relação. Além disso, existem medicações que contribuem para dar uma força para o homem caso seja necessário.

Se o homem teve uma vida sexual saudável e ativa durante a vida, aos 48 pode ter um conhecimento muito maior dos segredos e artimanhas do jogo sexual, se preocupa com o prazer da mulher, pois sabe que isso também contribuirá para um maior prazer para ele. Mas não dá para afirmar que todo homem mais velho é assim. Se a vida sexual foi pobre e limitada, ele continuará assim.

Continua após publicidade

É importante que tanto para a garota como para o homem fique claro que existe essa diferença e que eles terão que lidar de forma compreensiva e positiva para superá-las. Combinar a força criativa da juventude com a força da experiência, pode dar bons resultados, mas realmente vai depender do empenho e interesse do casal.