Sexo é o melhor e mais barato tratamento que existe para a beleza?

Por Sonia Corazza

Será mesmo verdade?

Continua após publicidade

Em 1975, a Organização Mundial de Saúde publicou um trabalho intitulado”Education and Treatment in Human Sexuality: The Training of Health Professionals” que abriu novos caminhos para entender o quanto a intimidade do relacionamento pode melhorar a vida humana.

Mas não é o sexo casual, inconseqüente que promove benefícios para sua pele e cabelos. Só quem tem um relacionamento íntimo estável tende a apresentar um sistema imunológico mais forte, mais vigoroso, com resultados palpáveis no seu visual, como concluíram os pesquisadores Janice e Ronald Kiecolt-Glaser.

Em seu trabalho científico ficou constatado que as mulheres bem casadas apresentavam um percentual maior de células CD4, que estimulam a imunidade, e uma menor concentração de anticorpos ao vírus Epstein-Barr, um sinal de que o vírus estava sendo encurralado e não era capaz de se manifestar.

Em relação aos homens o benefício é ainda maior para quem tem um
relacionamento afetivo estável. Segundo a Drª Maradee Davis da Universidade da Califórnia, homens que vivem sem um padrão afetivo e sexual regular apresentam duas vezes mais probabilidade de morrer em 10 anos, do que aqueles que vivem bem com suas esposas. Além disso os homens comprometidos em relacionamentos equilibrados apresentavam melhor relevo cutâneo, menos rugas, mais elasticidade da pele e menor perda de cabelos.

Continua após publicidade

Afeto, sexo e beleza

Em outras palavras, sentimentos de segurança, afeição, alegria, relaxamento e tranqüilidade são situações favoráveis para a manutenção da saúde, refletindo numa aparência melhor. A atividade sexual compartilhada com intimidade e carinho certamente é uma excelente forma de se obter bons resultados orgânicos. A serotonina, que é um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar, tem seu nível aumentando durante o período de prazer.

Está claro e provado, então que bons momentos a dois podem amenizar a expressão, melhorar a circulação sanguínea, iluminando e pele e cabelos, além, é claro, de ser muito, muito bom!

Continua após publicidade

O maior inimigo da beleza

Podemos não nos dar conta, mas o stress é talvez o maior inimigo da beleza. Diante do stress o corpo produz uma grande variedade de substâncias neuroquímicas, tanto neuro transmissores, quanto neurohormônios, como as endorfinas e as encefalinas.

O grande problema é que níveis anormais dos hormônios de stress podem acelerar o envelhecimento do organismo todo, inclusive dos tecidos cutâneos. Sabe o que isso significa? Rugas precoces,
perda da vitalidade, maciez e luminosidade naturais da pele.

Além disso, uma grande variedade de funções do sistema imunológico são influenciadas pelo stress, causando a perda das defesas do corpo contra agentes agressores externos. Médicos da Universidade de Pittsburgh conduziram recentemente aproximadamente 38 publicações sobre os efeitos do stress na imunidade dos seres humanos, concluindo, entre tantas outras coisas, que determinadas situações agradáveis promovem o aumento da produção de substâncias neuroquímicas que ajudam a fortificar o sistema imunológico.

A intimidade sexual está entre estas boas situações.