Sexo: crenças absurdas que os adolescentes podem ter

Por Arlete Gavranic

A vida sexual pode ser muito boa e prazerosa para os adultos que desde adolescentes tiverem bom esclarecimento para assumi-la. Muitos erros decorrem da falta de conhecimento sobre o sexo e o corpo.

Continua após publicidade

Os adolescentes, exigentes e perfeccionistas, raramente estão satisfeitos com o próprio corpo. As mudanças corporais ocorrem com muita velocidade e isso dificulta que eles se adaptem facilmente ao novo corpo; e mais difícil ainda, é que correspondam às suas fantasias e desejos.

Eles apresentam preocupações com a anatomia do genital. As garotas são perseguidas por fantasias sobre a perda da virgindade. “Será que vai doer? Sangra muito?” “Ou o que não devo fazer para não parecer esperta demais?” Além disso, a maioria das meninas tem muita dificuldade em se tocar, afetiva e prazerosamente, no corpo como um todo, mas em especial na área genital, pois acredita que ao tocá-la pode causar danos à virgindade.

Nas meninas normalmente ocorre a fase do estirão entre os dez e treze anos. É nessa fase que aparecem os pêlos no púbis e nas axilas, os seios começam a se desenvolver, o mamilo torna-se saliente e mais escuro. É nessa fase que um grande conflito acontece, o orgulho do primeiro sutiã e de estar se tornando mulher e, ao mesmo tempo, essa novidade as fazem curvar as costas para disfarçar a mama que revela o corpo incipiente de mulher.

Os garotos vivem seu maior estirão dos 12 aos 16anos, mas o grande conflito dos meninos é que o corpo começa a crescer nas extremidades e por último teremos o crescimento tão esperado do pênis. É freqüente encontramos pais levando seus filhos para consulta com o pediatra (e mais recentemente com o hebiatra – pediatra de adolescentes) ou com urologistas para ver se o crescimento do pênis está dentro da normalidade.

Continua após publicidade

Muito freqüentemente adolescentes escrevem para mim no Vya Estelar perguntando se masturbar aumenta o tamanho do pênis. De jeito nenhum! O pênis não possui músculos que irão ganhar massa e crescer com exercícios.

Sexo teen: crenças absurdas que elas têm

Segundo a psicóloga Néri Mariussi são as seguintes:

Continua após publicidade

– Se lavar a cabeça durante a menstruação, ‘o sangue sobe a cabeça e você fica louca’

– Manter relações sexuais nesses dias pode causar doenças futuras no homem ou a perda da ereção

– A mulher menstruada perde muito sangue e por isso se cansa facilmente

– Nesse período a mulher está impura e deva evitar contato intimo, embora para muitas, essa possa ser uma época de intensa excitação

– Se a mulher não se mexer durante a relação ou se ela não sentir orgasmo, ela não engravida

– Gozar fora evitaria a gravidez. Muitos ainda praticam o famoso ‘coito interrompido’, o que é um enorme risco para a gravidez, pois a secreção da lubrificação do pênis antes de ejacular, já contém um número de espermatozóides suficiente para engravidar.

· Muitas jovens acreditam que não é possível engravidar na primeira relação sexual. Estima-se que mais de 50% dos casos de gestação na adolescência sejam decorrentes da primeira relação sexual, devido a: falta de planejamento, método contraceptivo, uso do preservativo, o que expõe também a possibilidade de contaminação por DSTs – doenças sexualmente transmissíveis – como sífilis, gonorréia, herpes, AIDS ou o HPV.

– Existe uma proporção entre dimensões da mão e do pênis, dimensão da boca e da genitália feminina, ou ainda que mulher de canela fina é boa de cama

– Mito do amor romântico e da alma gêmea: como prova de seu amor muitas garotas, pressionadas pelo namorado ou pela turma, transam pela primeira vez sem estaren sentindo vontade ou preparo. Muitos garotos também buscam a iniciação sexual por pressão de amigos em busca de aprovação.

Como encarar a virginidade

A virgindade não deve ser vista ou entendida como sendo certa ou errada, mas é preciso que os jovens comecem a ter uma auto-estima mais fortalecida para saber quando e com quem querem iniciar sua vida sexual. É importante que aconteça sem pressa, dúvida e pressão. Saber dizer ‘eu quero’ e saber dizer ‘eu não quero agora’ são uma grande conquista!

Uma grande preocupação dos garotos hoje é como fazer para dar prazer para sua parceira. É interessante observar que essa preocupação tenha um dado de modernidade no discurso, mas ainda traz um ranço machista, o do homem que deve dar e prover o prazer. É preciso que os jovens aprendam a conviver com diálogo, que as carícias e a eroticidade possam ser descobertas sem pressa, medo ou culpa. Cada um irá desenvolver o prazer com seu próprio corpo, e juntos, irão descobrir o corpo do outro e as sensações de ‘ficarem’ juntos.

Pra terminar um conselho: camisinha sempre, inclusive para o sexo oral. Para as meninas pode-se usar um papel filme na vagina.

Além do mais, uma gravidez inoportuna atrapalha os estudos, o trabalho e a vida. O sexo seguro traz o alivio e a possibilidade de desfrutar mais prazer na relação.