Estratégias para a solução de problemas

Por Angelo Medina


 

Continua após publicidade

Problemas: que não os tem. Seja na vida profissional, financeira, afetiva, familiar e etc… Foi através deste mote que o psiquiatra e escritor Roberto Shinyashiki escreveu seu livro O Poder da Solução, onde aponta soluções e estratégias para resolvê-los.

Shinyashiki fornece a dimensão correta para cada dificuldade e diferencia problemas concretos de imaginários. Nesta entrevista ao Vya Estelar, ele propõe insights sobre o poder da solução para resolver problemas.

Vya Estelar – Como ter a dimensão real de um problema?

Roberto Shinyashiki – Quando um problema começa a se repetir como muita freqüência, é sinal de que se transformou numa neurose, numa história neurótica. Neste caso, o centro do problema é você e não algo que vem do plano externo. Agora se o problema é novo, uma situação diferente em sua vida, ele realmente possui uma dimensão real. Portanto, analise o problema por estes dois focos.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Como discernir problemas concretos de imaginários?

Roberto Shinyashiki – O problema real tem fundamento com a realidade. Já um problema imaginário não possui uma solução concreta. Quem tem medo de avião, por exemplo, precisa de um tratamento, pois neste caso a pessoa é o centro do problema. Já a perda de um emprego é um problema real. Para o desemprego não adianta terapia.

Vya Estelar – Como buscar a solução para resolver cada um dos dois tipos?

Continua após publicidade

Roberto Shinyashiki – Quando o problema for concreto, defina o problema, peça ajuda para um especialista: advogado, administrador financeiro. Enfim… faça um plano de ação e meta a mão na massa.

Quando o problema for imaginário, procure olhar para dentro de si, busque o autoconhecimento, descubra de onde vem o seu medo, mas se realmente considerar o problema grave, maior do que você, procure uma terapia.

Vya Estelar – A maioria dos problemas é imaginário por quê?

Roberto Shinyashiki – Sim, a maioria deles é fruto da imaginação. Cerca de 70% dos problemas são imaginários, porque a dimensão psicológica da alma é muito grande: 29,09 dos problemas são concretos e 00,01 são reais dramas da vida. Os pais colocam muito medo na cabeça das crianças.

Vya Estelar – Qual é a área da vida ou tipo de problema que mais angustia o homem?

Roberto Shinyashiki – São três os problemas que mais angustiam o ser humano:

) Descobrir quem ele é.
2º) O problema da sobrevivência e de atingir o sucesso. Enfim, como viver.
3º) E o problema afetivo, ou seja, o de compartilhar a vida com alguém.

Vya Estelar – Existiria um caminho para encontrar o poder da solução?

Roberto Shinyashiki – O livro nasceu porque que as pessoas reclamam muito dos problemas, mas nosso poder reside em buscar a solução. O brasileiro precisa mudar o foco, mudar de atitude perante a vida e parar de ter a postura de vítima.

Vya Estelar – Como você avalia a utilização de oráculos como o I Ching, o Tarô ou até mesmo o jogo de búzios como ferramentas para buscar a solução de problemas?

Roberto Shinyashiki – Não tenho nada contra. É um comportamento do mundo atual, querer saber para se preparar. Vivemos no mundo das previsões, inclusive também na área científica com economistas, meteorologistas… Mas a vida nunca é do jeito que se espera. O economista trabalha com a ciência e o tarólogo não. O mundo de hoje está sim, o mundo tem que entender que quando acontece, acontece. É necessário ter capacidade para criar o que precisa e reagir às surpresas da vida.

Vya Estelar – Qual é o caminho para uma positiva transformação interior?

Roberto Shinyashiki – Primeiro é preciso ter humildade para olhar para dentro de si. Depois é preciso ter clareza para escolher a melhor decisão e por fim ter coragem para agir.

Vya Estelar – Bateu o desespero e a depressão e agora?

Roberto Shinyashiki – Procure um médico quando tiver depressão. Se for uma situação mais light procure um amigo. Não se isole, compartilhe. Não compartilhar com alguém aumenta a dimensão do problema.

Vya Estelar – O que fazer para ter qualidade de vida e ser feliz?

Roberto Shinyashiki – Muitos acham que qualidade vida é trabalhar menos, dormir mais, e ficar na montanha. Qualidade de vida e viver apaixonadamente, pela vida, pelo que você faz e apaixonado pelas pessoas.