Shopholic: sou um gastador compulsivo

por Rosemeire Zago

“Tenho um bom padrão de vida, mas não me satisfaço com ele, quero sempre muito mais. Minhas dívidas estão se acumulando e meu pai sempre foi muito controlado com dinheiro. O que posso fazer para superar esse problema?”

Continua após publicidade

Resposta: O primeiro passo é identificar o fato, e isso você conseguiu. Depois é importante buscar informações sobre a compulsão e sua origem.

Os Comportamentos Compulsivos são também chamados de Comportamentos Aditivos. São hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio de ansiedade e/ou angústia. Mesmo sendo feitos inúmeras vezes, se caracterizam por serem repetitivos e por se apresentarem de forma frequente e excessiva e acontecem quase automaticamente. Você já reparou em que momentos você gasta mais? Quando for sair, procure observar o que está sentindo nos momentos em que surge o desejo em comprar algo. É importante que você esteja consciente no ato da compra, para que aos poucos comece a obter o controle antes de comprar algo.

Assim como os demais Comportamentos Compulsivos ou Aditivos, o comprador compulsivo, chamado de shopholic, é praticamente um dependente do comportamento de comprar sem levar em conta o saldo bancário, precisando fazê-lo sem limites para se sentir bem; pelo menos bem naquele momento e, frequentemente, se arrepende depois. Sendo assim, também é importante que você elabore uma planilha com todos os seus gastos, já fez isso? Se não fez, procure anotar tudo em um caderno ou no computador, mas anote tudo mesmo, desde a bala que compra na padaria, como todos os demais gastos. Isso o ajudará com o tempo, a identificar quais são seus gastos mais frequentes.

Normalmente há um sentimento de desconforto emocional quando não segue sua vontade, no caso de comprar, apresentando grande angústia ou ansiedade. Já percebeu como se sente quando não realiza seu desejo imediato?

Continua após publicidade

Procure pensar em todos esses aspectos e, principalmente, em seus sentimentos antes, durante e depois de realizar uma compra. Anote também tudo que compra numa planilha e também seus sentimentos e o que aconteceu antes. Feito isso por alguns dias, comece a analisar os sentimentos em comum, e aos poucos, procure obter o controle do ato.

Normalmente os Comportamentos Compulsivos precisam de tratamento quando têm como consequências prejuízos significativos à vida.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade