Maconha: o que fazer no exato momento da síndrome de abstinência?

por Danilo Baltieri

“Estou há 48 horas sem usar maconha e sinto todos os sintomas que pesquisei na internet e sinto minhas mãos tremerem muito e isso me incomoda. Estava usando todos os dias mais ou menos de três em três horas. Não sei o que fazer.”

Continua após publicidade

Resposta: Os sintomas mais comumente descritos na síndrome de abstinência de maconha são: náuseas, dores musculares, irritabilidade, inquietação, nervosismo, inapetência, insônia, falta de interesse e apatia. A maioria dos indivíduos apresenta poucos sintomas; no entanto, alguns dependentes podem apresentar sinais bastante intensos.

A intensidade de alguns sintomas de abstinência depende da personalidade do usuário, do padrão anterior de consumo, das expectativas de consumo e da disponibilidade atual da droga.

Em geral, um ambiente seguro, tranqüilizador, com apoio familiar e motivação para cessar o consumo, são suficientes para manejar os sintomas de abstinência. Nos casos mais complicados, com sintomas mais perturbadores resultantes da cessação do uso da maconha, algumas medicações sintomáticas podem ser prescritas por especialistas no assunto, por tempo curto.

É importante ressaltar que não existem medicações comprovadamente eficazes para o tratamento da Síndrome de Dependência de Cannábis; no entanto, medicações sintomáticas podem ser utilizadas durante a fase da abstinência da droga. Isso somente pode ser realizado por médico especialista, ao vivo e a cores.

Continua após publicidade

Além da proposta farmacológica, a sua inserção em psicoterapia específica poderá auxiliá-lo no aprimoramento de estratégias para manejar os sintomas de abstinência.

De qualquer forma, meus sinceros parabéns pela sua decisão de interromper o consumo dessa substância!

 

Continua após publicidade