Síndrome de abstinência de cocaína causa dor de cabeça e taquicardia? O que fazer?

por Danilo Baltieri

 “Há um mês não uso cocaína, mas eu estou passando uma fase muito ruim. Meu coração acelera, sinto dor de cabeça todos os dias, tem vez que penso que vou até morrer. Quero voltar a ser como eu era antes.”

Continua após publicidade

Resposta: Os principais sintomas da síndrome de abstinência de cocaína/crack são: sensação de fadiga, sonhos ruins, insônia ou aumento do sono, aumento de apetite, agitação psicomotora ou retardo psicomotor, sintomas depressivos, irritabilidade, fissura intensa pela droga.

Pode-se classificar a síndrome de abstinência de cocaína em três tipos:

a) Imediata, também conhecida como “crash”: ocorre cerca de 1 a 3 dias após a cessação do consumo da cocaína, com duração de cerca de uma semana;

b) Síndrome de abstinência propriamente dita: ocorre cerca de uma a duas semanas após a cessação do uso da substância e pode durar até 10 semanas;

Continua após publicidade

c) Síndrome de abstinência tardia ou “protraída”: pode durar por vários meses.

Os sintomas mais produtivos, caracterizados pelos expostos acima, são mais frequentes nos dois primeiros tipos. Na síndrome de abstinência tardia ou protraída, o mais notável sintoma é a fissura intensa pela droga. A fissura pode também se manifestar de diferentes formas e através de sintomas bastante particulares para cada paciente.

No entanto, o consumo crônico da cocaína também está associado a várias alterações no funcionamento cardíaco, cerebral, circulatório, pulmonar, etc. Sendo assim, o dependente dessa substância deve estar em tratamento médico especializado para auxiliá-lo nessas fases de abstinência, bem como para ser adequadamente avaliado quanto às possíveis consequências físicas e psiquiátricas nocivas relacionadas a este consumo.

Continua após publicidade

Você deve procurar profissional especializado para ser adequadamente avaliado, diagnosticado e tratado.