Lidar com a síndrome do pânico em qualquer ambiente é extremamente difícil.

por Joel Rennó Jr.

As pessoas que sofrem da síndrome do pânico têm o "medo de ter medo". As crises de pânico duram em média de 10 a 20 minutos, possuem sensações corpóreas traumatizantes ("nó na garganta", sufocamento, tremores, tonturas, náuseas, taquicardia ou palpitações, ondas de calor ou frio, formigamentos, dor no peito, tonturas, desrealização – que é a alteração da sensação a respeito de si próprio, por exemplo, sentem-se como se "estivessem flutuando" ou o ambiente ao redor estivesse estranho ou diferente, despersonalização -consistem de episódios persistentes ou recorrentes de sensação de distanciamento ou estranhamento de si próprio.

Continua após publicidade

A pessoa pode se sentir como um autômato ou como se estivesse num sonho ou filme) acompanhadas de medo de morte ou sensação de falta de controle, as pessoas costumam se isolar, evitando locais onde a ajuda seja difícil ou que imaginam como desencadeadoras de tais crises de pânico.

Lidar com essas esquivas fóbicas é difícil. Há muita ansiedade antecipatória nas exposições a ambientes considerados estressores.

Além do tratamento medicamentoso e psicoterápico associados e simultâneos, com psiquiatra e psicólogo, deve haver nas empresas um ambiente de cobrança e competitividade mais adequados a um psiquismo saudável. Um projeto que realmente proporcione uma melhor qualidade de vida a seus funcionários. Embora o Transtorno ou Síndrome do Pânico tenha um componente genético e biológico significativos, o ambiente estressante, hostil e agressivo pode ser um desencadeador ou precipitador.

Hoje, as empresas só falam em metas a cumprir. Cumpre-se com competência as metas de um determinado mês e, logo no seguinte, se estipulam obstáculos ainda bem mais elevados. Os funcionários são tratados como "números" ou "objetos"- quase robotizados e sem sentimentos. Poucas empresas oferecem um ambiente de trabalho humanizado e saudável, que invista na saúde mental dos seus trabalhadores.

Continua após publicidade

A carga horária geralmente é excessiva (muitos levam trabalho para casa à noite e em fins de semana), abandonando o convívio familiar. Há um clima de ameaça de desemprego e traições, às vezes, são absurdamente considerados incentivadores – algumas pessoas desesperadas ou por serem mau caráter acabam sendo desleais por conta dessa competitividade acirrada que é estimulada pelos superiores.

Portanto, deve haver uma mudança plena de mentalidade e comportamento das pessoas que comandam as empresas, sem pressões psicológicas ou coações morais que só servem para aniquilar com o psiquismo de algumas pessoas mais sensíveis que eles, pejorativamente chamadas de "fracos". Na última versão do Programa Aprendiz, por exemplo, isso era enfatizado o tempo todo pelo Roberto Justus durante o processo de seleção. Já ouviram falar no tal perfil certo para a tipologia da empresa e tarefas? Quem estipula tais perfis? Questiono muito alguns departamentos de RH (Recursos Humanos) que acabam, em uma entrevista sumária, julgando de forma precipitada um determinado candidato. Analisar o perfil psicológico de alguém é extremamente complexo!

Toda a sociedade e as empresas também não fogem a isso deveriam ser mais afetivos e compreensíveis com os transtornos mentais e, principalmente, com as pessoas que sofrem deles. Infelizmente, apesar de alguns avanços, ainda existem bastante marginalização e pré-julgamentos distorcidos contra alguém que sofra de síndrome do pânico. Ninguém é invulnerável a ele. Já atendi e atendo super executivos, comandantes de grandes e poderosas empresas, que também sofrem da síndrome do pânico. Será que o ser humano sempre terá que sofrer na própria pele para se sensibilizar? Por que não podemos compreender a dor do outro, respeitando-o, sem necessariamente, termos passado pelo mesmo sofrimento?

Continua após publicidade

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento