Qual atividade física é indicada para quem tem sobrepeso e mais de 50 anos?

por Milena Liste

“Tenho 54 anos e estou me sentido pesada e lenta, tenho 1.69 metros e 76 quilos. Gostaria que me indicasse uma atividade física para minha idade e uma maneira de me sentir mais leve.”

Continua após publicidade

“O ideal na sua faixa etária seria fazer caminhada diária, se possível, intercalada com atividades aquáticas”

Resposta: Pela sua estatura e peso, através do cálculo do IMC (índice de massa corporal),você está com sobrepeso, com escore de 26,6.

Calculei o seu IMC multiplicando sua altura ao quadrado e dividi pela altura. Para nós, da área da saúde, significa que você está com peso extra e por isso você se sente pesada.

O ideal na sua faixa etária seria fazer caminhada diária (veja aqui como iniciá-la), se possível, intercalada com atividades aquáticas, como hidroginástica e natação; essas atividades são indicadas também para perda de peso e provavelmente inchaços.

Continua após publicidade

Cinco dicas para se sentir mais leve:

1ª) Você deve o quanto antes se engajar numa reeducação alimentar;

2ª) Logo de primeira, elimine doces, frituras, açúcares brancos, além dos carboidratos brancos (pão branco, arroz branco, batata, inhame, mandioca, bolachas, macarrão branco). Prefira os integrais (arroz integral,quinoa, pães e farinhas integrais (macarrão);

Continua após publicidade

3ª) Fracione sua alimentação, café da manhã, almoço e jantar;

4ª) Intercale uma fruta ou iogurte ou suco entre elas;

5ª) Beba 1,5 a 2,0 litros de água ao dia;

Assim, acredito que você se sentirá mais leve, disposta e com certeza, saudável.

Boa sorte!